1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

África receberá 100 milhões de euros a mais, por ano, diz ministro alemão

Cristiane Vieira Teixeira14 de março de 2014

O julgamento do paratleta Oscar Pistorius, na África do Sul, o contrabando de armas líbias e o conflito na República Centro-Africana estiveram no foco da mídia alemã ao longo da semana.

https://p.dw.com/p/1BPmH
Foto: Fotolia

A revista Der Spiegel traz uma reportagem sobre o aumento da ajuda para o desenvolvimento em África. Na sua visita de dois dias à República Centro-Africana (RCA), o ministro alemão do Desenvolvimento, Gerd Müller, disse que o continente deve receber 100 milhões de euros a mais, por ano.

“Temos que ir onde a necessidade é maior,” declarou o político da União Social Cristã (CSU) aos jornalistas no voo a caminho da RCA. Também o ministro francês para o Desenvolvimento, Pascal Canfin, o comissário europeu, Andris Piebalgs, e o representante da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, Erik Solheim, visitam a RCA.

Com sua reportagem “O Medo Impera” o jornal Die Zeit quer desmentir a tese de um conflito religioso, entre muçulmanos e católicos, na RCA. De acordo com a publicação alemã, a pobreza extrema e a falta de perspectivas sim, seriam as causas do conflito em curso.

Entwicklungsminister Gerd Müller in der Zentralafrikanischen Republik
O ministro alemão do Desenvolvimento, Gerd Müller, em visita à República Centro-AfricanaFoto: picture-alliance/dpa

“Ninguém na República Centro-Africana mata por seu Deus. Todo mundo procura a magia mais poderosa contra seus medos,” escreve o jornalista segundo o qual não se pode falar em fundamentalismo religioso no país.

Questionada é a democracia, num Estado onde “um Presidente após o outro é deposto por golpe.” Fala-se em medo, racismo e exercício da violência como instrumento para a reconciliação e a reconstrução total do Estado é apontada como a solução.

Contrabando internacional de armas

Terrorcamp in Syrien
Segundo o jornal Die Zeit, a oposição síria poderia ser abastecida com armas líbias. Na foto, membros do grupo rebelde sírio Ahrar al-Sham num campo de treinamentoFoto: picture-allianceAP Photo

“Líbia, campeã mundial de exportação de armas ilegais”, é o título de uma outra matéria do Die Zeit que traz revelações sobre o armamento usado em conflitos como o da síria e o da República Centro-Africana.

O jornal cita um relatório do Conselho de Segurança das Nações Unidas que resulta de investigações de possíveis violações do embargo de armas da ONU em 14 países.

O documento descreve, por exemplo, como mísseis de defesa são entregues a grupos terroristas no Mali e na Tunísia. “A apreensão de um navio com armas para a Síria por autoridades libanesas também evidencia que a oposição síria é abastecida com armas líbias,” escreve o jornalista.

”Tudo isso prova como o contrabando da Líbia fomenta conflitos e insegurança em diferentes continentes,” conclui.

Pistorius enfrenta tribunal

Oscar Pistorius Prozess 11.03.2014
O paratleta Oscar Pistorius durante seu julgamento no tribunal em Pretória, na África do SulFoto: Reuters

Já o Berliner Zeitung traz uma reportagem sobre o julgamento do paratleta sul africano Oscar Pistorius. Ele é acusado de premeditar o assassinato da namorada, a modelo Reeva Steenkamp.

Pistorius diz que disparou por engano, pensando haver um assaltante no banheiro. O paratleta tem se mostrado frágil durante o julgamento. Ele vomitou diversas vezes ao ouvir os relatos das testemunhas ou ver fotos

Para o Berliner Zeitung, o promotor de acusação tem conseguido criar uma imagem de irresponsável e temperamental, melhor do que provar que o paratleta Oscar Pistorius teria premeditado o crime.

Também o Frankfurter Allgemeine Zeitung acompanha o julgamento do paratleta na África do Sul e traz uma foto em que Pistorius está encolhido e protege a cabeça com as mãos.

Ele chora ao ouvir o depoimento do patologista que fez a autópsia no corpo de Reeva Steenkamp. Se considerado culpado, o atleta de 27 anos pode pegar 25 anos de prisão.

[No title]