1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Órgãos eleitorais em formação sobre prevenção de violência

Leonel Matias (Maputo)6 de novembro de 2015

Em Moçambique, órgãos eleitorais promovem com a União Europeia formações que têm por objetivo prevenir a violência eleitoral e levar os partidos que saírem derrotados das eleições a aceitarem publicamente os resultados.

https://p.dw.com/p/1H1EB
Assembleia de voto nas eleições gerais de 2014 em MoçambiqueFoto: picture-alliance/dpa

O ciclo de formações conta com a participação de membros dos órgãos eleitorais, partidos políticos e sociedade civil.

A formação acontece pouco mais de um ano após as eleições gerais de 15 de outubro de 2014, cujos resultados não foram reconhecidos pela oposição parlamentar.

Seguiu-se uma crise política que tem sido marcada pelo registo de confrontos armados entre o Partido no poder, a FRELIMO, e o maior partido da oposição, a RENAMO.

Os participantes nestes cursos estão a abordar temas relacionados com liderança, quadro legal eleitoral e resolução de conflitos, entre outros.

O presidente do Partido Ecologista, João Massango, justifica a importância do curso afirmando que os atuais problemas eleitorais resultam da interpretação da legislação sobre a matéria.

"Começando com o recenseamento eleitoral, a educação cívica, as campanhas eleitorais, existem alguns problemas que em algumas ocasiões têm manchado de sobremaneria [o processo eleitoral] e isso resulta em violência. E a outra coisa é a aceitação dos resultados. Sabe-se perfeitamente que em Moçambique desde que tivemos eleições nenhum candidato já assumiu publicamente ter perdido as eleições."

O Observatório Eleitoral defende que esta é uma boa altura para preparar os próximos processos eleitorais, sem precipitação. Augusta Almeida explica porquê. "O mais importante é ter as pessoas formadas, que possam ter uma opinião formada e consciente. Então, pensamos que com estes módulos combinados vamos habilitar e colocar as pessoas em posição de poder resolver o conflito. Mas antes de tudo prever esses conflitos, porque o nosso desejo é a prevenção e não a resolução."

[No title]

Partidos não prestam contas

Um dos problemas levantados durante os processos eleitorais está relacionado com a não prestação de contas dos financiamentos recebidos pelos partidos políticos.

Lino Fonseca está afeto ao Instituto de Directores de Moçambique, uma instituição que está a desenvolver uma ferramenta ligada à transparência no financiamento aos partidos políticos: "Também demos o nosso contributo aos esforços que a sociedade civil e o setor empressarial estão a desenvolver no âmbito do reforço no processo de prestação de contas pelos partidos políticos."

A legislação eleitoral deverá ser revista antes dos próximos processos eleitorais. O diretor geral do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, STAE, Felisberto Naife, conta com contributos de todos os lados: "Gostariamos que todos os participantes saissem com uma visão mais alargada sobre o que corresponde o quadro legal e que cada um de nós possa dar alguma contribuição para o melhoramento do processo eleitoral moçambicano, sobretudo ligado à legislação eleitoral."

Felisberto Naife, Direktor des technischen Sekretariats der Wahlbehörden in Mosambik
Felisberto Naife, diretor do STAEFoto: DW/N. Carvalho
Saltar a secção Mais sobre este tema