1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Afonso Dhlakama sai ileso de uma nova emboscada

ar / LUSA25 de setembro de 2015

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, escapou ileso a um novo ataque em menos de duas semanas na província de Manica, centro de Moçambique.

https://p.dw.com/p/1Gdjr
Carros da comitiva de Dhlakama após o ataqueFoto: DW/A. Sebastião

Segundo a agência de notícias Lusa, o ataque ocorreu na Estrada Nacional 6 (EN6) em Zimpinga, distrito de Gondola, quando a comitiva da RENAMO (Resistência Nacional Moçambicana) seguia para Nampula, segundo o presidente do partido Afonso Dhlakama, que falava no local do incidente.

Dhlakama mencionou que três dos seus guardas foram feridos, mas o jornalista da Lusa que se dirigiu para o local observou pelo menos nove mortos, entre os quais dois homens com uniformes da RENAMO.

Este é o segundo incidente em menos de duas semanas que envolve o líder da RENAMO, depois de no passado dia 12 de setembro, a comitiva de Dhlakama ter sido atacada perto do Chimoio, também na província de Manica.

À semelhança do anterior ataque, Afonso Dhlakama voltou a imputar responsabilidades à FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique), partido no poder, e às forças de defesa e segurança.

A FRELIMO acusou por sua vez a RENAMO de simular a emboscada, enquanto a polícia negou o seu envolvimento, acrescentando que estava a investigar.

Moçambique vive sob o espetro de uma nova guerra, devido às ameaças da RENAMO de governar pela força nas seis províncias do centro e norte do país onde o movimento reivindica vitória nas eleições gerais de 15 de outubro do ano passado.

Nas últimas semanas, Afonso Dhlakama cortou o diálogo de longo-prazo com o Governo, ao mesmo tempo que anunciava a instalação de novas unidades militares do seu partido e a criação de uma polícia própria.

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, tem dirigido repetidos convites para se encontrar com Dhlakama, que condicionou a reunião a uma agenda concreta e ao cumprimento integral dos acordos de paz já existentes.

Saltar a secção Mais sobre este tema