1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Alberto Nambeia é reeleito presidente do PRS

Lusa
30 de setembro de 2017

Presidente do Partido da Renovação Social da Guiné-Bissau é reconduzido ao cargo durante quinto congresso ordinário do partido. Florentino Mendes Pereira mantém-se como secretário-geral do PRS.

https://p.dw.com/p/2l3x8
Quinto congresso do PRS decorreu na localidade de Gardete, nos arredores de BissauFoto: DW/F. Tchuma

O presidente do Partido de Renovação Social (PRS), Alberto Nambeia, foi reeleito para o cargo durante o quinto congresso ordinário da segunda maior legenda da Guiné-Bissau. 

Alberto Nambeia recebeu 808 dos votos dos 1001 delegados que participam do evento, depois de seis dos nos nove candidatos à liderança do partido terem abandonado a corrida. A informação foi adiantada por Carlitos Barai, presidente da Comissão Eleitoral do congresso. 

Artur Sanhá ficou em segundo lugar com 71 votos e Sola Nquilin, atual ministro da Administração Territorial, em terceiro, com 25 votos. Florentino Mendes Pereira também foi reeleito para secretário-geral do partido, com 868 votos. 

O quinto congresso do PRS, dedicado ao tema "Consolidação do Estado de Direito Democrático para melhor servir a Guiné-Bissau", teve início na terça-feira e terminou este sábado na localidade de Gardete, nos arredores de Bissau. Este foi o primeiro congresso a ser realizado sem a presença de Kumba Ialá, que fundou o partido ao lado de outros militantes em 1992 e morreu em abril de 2014. 

Este sábado (30.09), a força de interposição militar da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na Guiné-Bissau (Ecomib) terminou seu mandato a 30 de setembro, mas a ONU e a União Africana defendem a sua continuidade. Nem a CEDEAO, nem as autoridades guineenses indicaram ainda se aquela força vai continuar ou não no país. 

As discussões sobre o Acordo de Conacri, que prevê a formação de um Governo consensual integrado por todos os partidos representados no parlamento e a nomeação de um primeiro-ministro de consenso e da confiança do chefe de Estado, estão em aberto. 

Saltar a secção Mais sobre este tema