1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Analfabetismo – Uma jovem a completar os estudos

27 de setembro de 2010

Não saber ler nem escrever não é razão para ter vergonha, mas compromete sem dúvida o desenvolvimento pessoal. É isso que os irmãos Liana e Élio descobrem na radionovela do "Learning by Ear – Aprender de Ouvido".

https://p.dw.com/p/Ng1y
A alfabetização é um desafio em muitos países africanosFoto: LAIF

A alfabetização e a educação são altamente reconhecidas como factores de desenvolvimento. Ainda hoje, mais de 150 milhões de adultos africanos não sabem ler nem escrever. Lutando por reduzir o número de pessoas analfabetas até 2012, as Nações Unidas lançaram a "Década da Alfabetização" em 2003. Além disso, a educação é um dos Objectivos do Milénio da ONU.

As meninas estão em particular desvantagem quando se trata de ter acesso à educação. Muitas delas são forçadas a abandonar a escola cedo porque os pais não têm meios financeiros para permitir que todos os seus filhos frequentem a escola regularmente.

É precisamente com este problema que se defronta a jovem Liana, apesar de sempre ter tido boas notas na escola. O negócio do pai Aníbal já teve dias melhores e a Liana tem de ajudar a família. Sendo eles próprios analfabetos, o pai Aníbal e a mãe Felismina não sabem avaliar as consequências que a sua decisão pode ter para o futuro da filha. Será que o apoio do irmão mais velho Élio e da amiga Zélia poderá mudar alguma coisa? E o que irá acontecer com Epifánio, o empregado de Aníbal, também analfabeto?

O "Learning by Ear – Aprender de Ouvido" está disponível em seis línguas: amárico, francês, hausa, inglês, português e suaíli e é financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão.