1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

PALOP saúdam Guterres como secretário-geral da ONU

Glória Sousa
6 de outubro de 2016

Conselho de Segurança deve aprovar, esta quinta-feira (06.10), recomendação "por aclamação" de António Guterres para secretário-geral das Nações Unidas (ONU). Representantes dos PALOP elogiaram o diplomata e a indicação.

https://p.dw.com/p/2QvMD
USA Antonio Guterres in New York
António GuterresFoto: Getty Images/AFP/K. Betancur

Na sexta votação para a eleição do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), esta quarta-feira (05.10), o ex-primeiro ministro português, António Guterres, recebeu luz verde: 13 votos a favor, duas abstenções e nenhum veto dos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU.

Na votação em que, pela primeira vez, se soube o sentido de voto dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, quatro deram voto favorável e apenas um emitiu um voto sem opinião, segundo agências internacionais.

Vários organismos, como a União Europeia e organizações não governamentais internacionais, já saudaram a vitória de António Guterres e a forma como decorreu até agora o processo de eleição do secretário-geral que irá substituir Ban Ki-moon.

USA Sitzung des UN-Sicherheitsrats
Reunião do Conselho de Segurança da ONUFoto: picture-alliance/dpa/A. Shcherbak

Expectativa positiva no mundo lusófono

Na comunidade lusófona ouviram-se já também palavras de elogio, como as de Georges Chikoti, ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola.

"Esta eleição é muito importante para África, para a [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa] CPLP, para Angola e para a comunidade internacional em geral. O engenheiro Guterres tem sido um lutador incansável pelas causas importantes da comunidade internacional, em particular dos refugiados," defendeu Chikoti.

Angola cumpre atualmente um mandato de dois anos como membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU. À semelhança de outros países do continente, reclama para África um assento permanente naquele órgão. O chefe da diplomacia angolana espera ver mais dirigentes africanos com papel ativo na organização.

"Temos a certeza que nessa qualidade [de secretário-geral] ele vai olhar muito para África e para Angola em particular. Queremos esperar que ele consiga promover alguns quadros importantes do continente africano, particularmente da lusofonia," avaliou Georges Chikoti.

Ban Ki-moon UN Generalsekretär
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moonFoto: REUTERS

Também o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Baciro Djá, classificou como "uma grande vitória" a eleição de António Guterres para secretário-geral das Nações Unidas.

"Um homem sensato, inteligente, equilibrado e que vai conseguir compreender as dinâmicas existentes na nova ordem política internacional. O Governo da Guiné-Bissau e certamente o povo da Guiné-Bissau estão felizes. Desejamos que o engenheiro Guterres tenha sucesso e que possa, de facto, traduzir na prática as reformas que o sistema das Nações Unidas precisa, já há muito tempo," considerou.

Em Cabo Verde, Janira Hopffer Almada, presidente do maior partido da oposição, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), saudou, através da rede social Facebook, a indicação do ex-primeiro-ministro português para o mais alto cargo da ONU, elogiando as suas qualidades e percurso. Também naquela rede social, o ex-primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, disse que se trata de "uma realização histórica".

06.10.16 Guterres secretário-geral da ONU - MP3-Mono

A resolução que confirmará o nome de António Guterres deverá ser aprovada esta quinta-feira (06.10) pelo Conselho de Segurança e depois seguirá para aprovação na Assembleia Geral da ONU, que vai tomar a decisão final, por maioria simples de votos.

O novo secretário-geral da organização substitui Ban Ki-moon e entra em funções a 01 de janeiro de 2017. 

Saltar a secção Mais sobre este tema