1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Angola: Plataforma 27 de Maio denuncia encenação do governo

Lusa
26 de março de 2022

Em causa estão declarações desta semana do Ministro da Justiça de Angola que fez saber que Nito Alves, Sita Valles e José Van-Dunem podem estar entre os dez corpos recuperados pela CIVICOP.

https://p.dw.com/p/494e3
Agostinho Neto
Foto: casacomum.org/Documentos Dalila Mateus

A Plataforma 27 de Maio, que junta sobreviventes e órfãos do alegado golpe de Estado em Angola, disse que se "impõe" a participação de especialistas forenses na identificação dos 10 corpos recuperados pela CIVICOP, denunciando encenação governamental. 

"[...] Impõe-se a participação de especialistas com experiência na matéria, de modo que se possam estabelecer conclusões sobre a causa da morte", alertou em comunicado. 

De acordo com a associação, as famílias das vítimas não foram "chamadas a acompanhar os trabalhos, efetuados de forma leviana, com maquinaria pesada revolvendo indiferenciavelmente os terrenos, sendo notória a falta de acompanhamento de técnico habilitados".

"Procura-se, manifestamente, apresentar publicamente resultados, seja a que custo for, em vez de se adotar um caminho seguro, de acordo com os padrões internacionais", indicou.

Francisco Rasgado jamais esquecerá o 27 de maio de 1977

A Plataforma 27 de Maio disse ainda que o ministro da Justiça de Angola, Francisco Queiroz, teve "o desplante de dizer que o Estado não assumirá os custos relacionados com a entrega dos corpos e funerais das vítimas, uma pretensão das famílias e uma obrigação do Estado, como responsável pelos desaparecimentos forçados".

"Pelas razões expostas, a Plataforma 27 de Maio vem denunciar a encenação, apelando a que se imprima um rumo diferente aos trabalhos, com o recurso, nomeadamente, à cooperação internacional e adoção das medidas complementares exigidas: acompanhamento pelas famílias, identificação dos responsáveis e assunção de responsabilidade integral pelo Estado de Angola", é acrescentado.

Localizados 10 corpos

Nito Alves, Sita Valles e José Van-Dunem, protagonistas do alegado golpe do 27 de Maio de 1977 em Angola, podem estar entre os dez corpos recuperados pela CIVICOP e cuja confirmação está a ser feita através da comparação de material genético.

O anúncio foi feito terça-feira pelo ministro da Justiça de Angola, Francisco Queiroz, à saída da terceira reunião da Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos (CIVICOP) em que foram apresentados balanços dos subgrupos de microlocalização e exumação de ossadas, médico-forense e comunicação institucional deste órgão.

Angola | Justizminister Francisco Queiroz
Francisco Queiroz, ministro da Justiça de AngolaFoto: Borralho Ndomba/DW

Segundo Francisco Queiroz, foram localizados os corpos de dez pessoas que estão a ser trabalhados pela equipa médico-forense para que seja possível comparar o ADN com os resultados genéticos obtidos juntos de 35 famílias.

"Não há certezas sobre a quem pertencem os ossos desses dez indivíduos, são oito com ossos completos e dois com ossos parciais", afirmou, admitindo que podem ser de pessoas relacionadas com o 27 de Maio pelo modo e local como foram encontrados.

"Os indicadores apontam para que sejam pessoas relacionadas com o 27 de Maio, designadamente Nito Alves, Pedro Fortunato, Bakalov, Monstro Imortal, Sita Valles , José Van-Dunem, David Zé, Urbano de Castro, Domingos Barros "Sabata" e Artur Nunes e ainda Júlio e Ilídio Ramalhete, dois gémeos funcionários da ex-DISA (polícia política)", disse.

Entre estes, estão figuras centrais do 27 de Maio como Nito Alves, então ex-ministro da Administração Interna e apontado como líder do suposto golpe, o guerrilheiro Monstro Imortal, e os ex-membros do Comité Central do MPLA, Sita Valles e José Van-Dunem, acrescentou o governante.

"São mais do que os dez corpos que encontrámos, mas enviámos cartas às famílias de todos estes para recolhermos o material genético e fazer o cruzamento", explicou o ministro.

27 de maio de 1977: Memórias de Carlos Taveira