1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Ataque terrorista deixa pelo menos 20 mortos em Mogadíscio

Lusa | AP | EFE
14 de outubro de 2017

Camião armadilhado explodiu perto de hotel em rua movimentada da capital somali. Ataque considerado um dos piores dos últimos meses é atribuído ao grupo extremista Al-Shabab.

https://p.dw.com/p/2lq4m
Hotel onde ataque ocorreu ficou totalmente destruídoFoto: Reuters/F. Omar

Um ataque com camião armadilhado perpetrado perto de um hotel deixou pelo menos 20 mortos este sábado (14.10) em Mogadíscio, a capital da Somália. O atentado é atribuído ao grupo extremista Al-Shabab, mas os terroristas não assumiram a autoria do atentado.

Este é o ataque mais fatal em Mogadíscio desde as eleições de fevereiro. Pelo menos 15 pessoas ficaram feridos. O camião explodiu nas imediações do Safari Hotel, situado numa movimentada rua da capital somali no distrito de Hodan. O hotel também fica próximo ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da Somália.  

Luta por sobrevivência na Somália

Segundo o capitão da polícia de Mogadíscio, Mohamed Hussein, o camião tinha suscitado suspeitas e estava a ser seguido por agentes no momento em que explodiu.

De acordo com os meios de comunicação locais, os hospitais da região estão superlotados e a maior parte dos afetados pela explosão são civis, sobretudo vendedores ambulantes.

O Al-Shabab está a intensificar os ataques contra bases militares no sul e centro do país. A explosão ocorre dois dias depois de um encontro entre o presidente da Somália, Mohamed Abdullahi Mohamed Farmajo, e expoentes do comando dos Estados Unidos na África e de dois membros do alto escalão do governo – o ministro da Defesa, Abdirashid Abdullahi Mohamed, e o chefe das Forças Armadas, Ahmed Jimale, deixarem os cargos.  

Os EUA tem efetuado ataques com drones contra os fundamentalistas islâmicos e dado apoio ao governo da Somália e a uma missão da União Africana no país com 20.000 soldados para conter o terrorismo. 

Em março deste ano, o presidente americano, Donald Trump, deu ao exército americano mais poder para continuar a guerra anti-terror na Somália. Desde então, aconteceram 13 missões com a participação norte-americana: três operações terrestres e dez ataques aéreos.