1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Desporto

Bundesliga: 20ª jornada promete!

António Deus
26 de janeiro de 2018

Está ao rubro a Bundesliga! 7 equipas lutam lado a lado por um lugar na Europa. Ninguém está a salvo nas zonas de descida. Werder de Bremen x Hertha de Berlim, este sábado (27.01), em direto e em exclusivo, na DW África

https://p.dw.com/p/2rXpU
Saiba tudo sobre a jornada 20 da Bundesliga
Foto: picture-alliance/dpa/A. Hilse

Está um verdadeirou espétaculo, a Bundesliga! 1 ponto separa 2º e 7º lugares da Bundesliga, enquanto que os últimos três lugares do campeonato estão separados por quatro pontos. Está tudo por decidir! Nada é certo. Os pontos estão mais caros do que nunca na Bundesliga. Saiba o que esperar da 20ª jornada do principal campeonato de futebol na Alemanha.

Sexta-Feira, 26 de Janeiro

Eintracht de Frankfurt (7º, 30 pts.) x (5º, 31 pts.) Borussia de Mönchengladbach

Não podia arrancar melhor a 20ª jornada da Bundesliga! Frankfurt e Mönchengladbach prometem um grande espetáculo de futebol esta noite. As duas equipas estão separadas por apenas um ponto e uma vitória para qualquer um dos lados garante uma noite bem passada, ao relento de um entusiasmante 2º lugar na classificação. 

Ambas as equipas vêm de vitórias categóricas para o campeonato. O Eintracht de Frankfurt, uma das equipas de "sinal mais" esta temporada, trouxe os três pontos de Wolfsburgo, com uma vitória imperativa por 1-3.

Borussia Mönchengladbach vs FC Augsburg
Thorgan Hazard (camisola 10) tem 7 golos e 7 assistências na BundesligaFoto: picture-alliance/dpa/F. Gambarini

O mesmo se pode dizer do Borussia de Mönchengladbach. A equipa onde atua Thorgan Hazard, irmão de Eden Hazard, um dos melhores jogadores da atualidade, bem pode agradecer o seu bom momento ao belga. Thorgan leva já sete golos e outras tantas assistências. O belga de 24 anos está a atravessar um dos melhores períodos da carreira e ambiciona estar no Mundial de 2018, que se irá jogar na Rússia, entre junho e julho.

Estão os dados lançados para um grande jogo de futebol em Frankfurt. Eintracht de Frankfurt e Borussia de Mönchengladbach continuam a sua caminhada rumo a uma vaga nas competições europeias, no próximo ano.

Sábado, 27 de Janeiro

Borussia de Dortmund (6º, 30 pts.) x (12º, 23 pts.) Friburgo

Ano novo, vida nova. É sob este desejo que o Borussia de Dortmund encara 2018, depois de 2017 ter sido um ano de poucos altos e muitos baixos. A equipa onde atua um dos melhores jogadores da atualidade, o gabonês, Pierre-Emerick Aubameyang, procura vencer o primeiro jogo este ano. A última vitória do Dortmund foi a 16 de dezembro do ano passado, em casa frente ao Hoffenheim, com os três pontos a serem arrancados a ferros nos momentos finais da partida.

Fußball Bundesliga - Hamburg SV vs Borussia Dortmund Torjubel Kagawa
Shinji "Samurai" Kagawa - O "Ás" do Borussia de DortmundFoto: REUTERS

Se por um lado Aubameyang tem andado distante das boas exibições a que habituou os adeptos do Borussia do Dortmund, há um jogador que tem estado em destaque na equipa auri-negra. Shinji "Samurai" Kagawa tem estado a um grande nível. O japonês de 28 anos, já apontou quatro golos e outras tantas assistências esta época, na Bundesliga.

Quanto ao Friburgo, ocupa um tranquilo 12º lugar. A equipa comandada por Christian Streich chega ao Signal Iduna Park, depois de uma vitória frente aos vice-campeões alemães, Leipzig. No entanto, o histórico frente ao Dortmund não é animador. Nos últimos 13 jogos disputados entre Friburgo e Borussia de Dortmund, a equipa de Aubameyang venceu 12.

Boa oportunidade para o Borussia de Dortmund voltar às vitórias na Bundesliga.

RB Leipzig (4º, 31 pts.) x (17º, 15 pts.) Hamburgo

A inconsistência continua a marcar a época dos vice-campeões alemães. Depois de uma grande vitória frente ao Schalke 04, adversário direto na luta por um lugar na Liga dos Campeões, para a próxima época, a equipa do Leipzig voltou a escorregar e onde menos se esperava. Desta feita, em Friburgo, onde curiosamente esteve a vencer até 20 minutos do fim da partida. A equipa comandada por Ralph Hasenhüttl precisa de estabilizar e voltar ao trilho das vitórias regulares, caso queira repetir a proeza da época passada. 

É em boa altura, que o Leipzig recebe uma equipa fragilizada, com novo treinador e a lutar para não descer, pela primeira vez na sua história, à 2ª divisão. Depois da derrota, em casa, frente ao lanterna vermelha, Colónia, por 0-2, o Hamburgo demitiu Markus Gisdol e contratou o alemão, Bernd Hollerbach. O técnico de 48 anos, é um nome bem conhecido entre os adeptos do Hamburgo, pois Hollerbach jogou pelo clube durante nove temporadas, onde viria a terminar e a pendurar as botas, em 2004.
 

Fußball Training Hamburger SV mit Bernd Hollerbach
Bernd Hollerbach substitui Markus Gisdol (Hamburgo)Foto: picture-alliance/dpa/D. Reinhardt

Hollerbach tem muito trabalho pela frente para evitar que o penúltimo classificado não desça, pela primeira vez, ao segundo escalão do futebol alemão. A tarefa não vai ser fácil, o calendário é preocupante e a margem de manobra é mínima.
 


Colónia (18º, 12 pts.) x (8º, 27 pts.) Augsburgo 

Poderá vir a ser um dos maiores milagres do futebol alemão. À entrada de dezembro do ano passado, o Colónia tinha três pontos em 16 jogos. Passados quase 2 meses, a equipa dos "bodes" mantém-se no último lugar da Bundesliga, mas com 12 pontos. Três vitórias nos últimos quatro jogos. Como? Stefan Ruthenbeck e Simon Terodde.

Simon Terodde: o "terror alemão"

São dois nomes de esperança no Colónia. O técnico e avançado foram contratações de Inverno que vieram, para já, mudar um rumo que parecia inevitável. Se Simon "Terror" Terodde é já comparado a um Deus do futebol, por parte dos adeptos do Colónia, o que dizer de Stefan Ruthenbeck. Depois da saída de Peter Stöger do comando técnico do Colónia, Ruthenbeck foi escolhido para assumir o leme da equipa. Até agora, um autêntico Noé. O Colónia parecia um Titanic alemão, prestes a afundar a toda a velocidade. Quando já parecia inevitável o seu fim, Ruthenbeck segurou o barco e tem ultrapassado os obstáculos, um de cada vez. E porque devagar se vai longe, o Colónia está a apenas três pontos do penúltimo (Hamburgo), equipa que venceu na última jornada, e a apenas quatro do 16º lugar (Werder de Bremen), posição que dá acesso ao play-off de permanência na Bundesliga.

Uma coisa é certa. Nunca uma equipa com o registo do Colónia ficou na primeira divisão do futebol alemão.

No reverso da medalha, está o Ausgburgo. A equipa comandada pelo jovem técnico, Manuel Baum, está num agradável 8º lugar e está a meros três pontos do 6º (Borussia de Dortmund), o último lugar que dá acesso às eliminatórias de qualificação para a Liga Europa. O Augsburgo perdeu na última jornada frente a uma das melhores equipas do campeonato, o Borussia de Mönchengladbach, e não tem motivos para baixar a cabeça. A equipa tem sido uma das boas surpresas da Bundesliga esta época e pretende voltar às competições europeias, objetivo que não consegue desde 2014/2015.

Bayern de Munique (1º, 47 pts.) x (9º, 27 pts.) Hoffenheim

Hexacampeonato. É um rumo quase inevitavel para este Bayern de Munique. Atual pentacampeão, líder isolado, 16 pontos à frente do 2º lugar e 11 vitórias nos últimos 12 jogos para a Bundesliga. O Bayern não pára de vencer e por este andar, chegará a um inédito sexto título consecutivo, e arrisca-se mesmo a ser campeão algumas jornadas antes do fim do campeonato. Este domínio do Bayern pode ser explicado por dois modos.

Deutschland Bayern München - Werder Bremen | Jubel
Bayern de Munique leva 14 pontos de vantagem sobre o 2º classificado na BundesligaFoto: picture alliance/dpa/S. Hoppe

Por um lado, o Bayern de Munique é a equipa com melhor plantel, melhor treinador e mais recursos financeiros. É o campeão dos campeões alemães e parece ser um dominador implacável. Do outro lado, a competição entre as equipas que lutam pelos lugares europeus é cada vez maior. Se há poucos anos tínhamos o Schalke 04, Borussia de Mönchengladbach, Borussia de Dortmund ou Bayern de Leverkusen a lutar por lugares europeus, a elas juntam-se por estes dias o Leipzig, Hoffenheim, Ausgburgo e Eintracht de Frankfurt. A Bundesliga está ao rubro e o Bayern de Munique aproveita para deixar os seus adversários para trás.

Um desses é claro, o Hoffenheim. A equipa comandada pelo técnico mais jovem da história da Bundesliga, Julian Nagelsmann, já teve melhores dias no campeonato. Atualmente no 9º lugar, o Hoffenheim soma três jogos sem qualquer vitória, a segunda pior sequência da equipa esta temporada. 

Estugarda (14º, 20 pts.) x (3º, 31 pts.) Schalke 04

Deslocação complicada do Schalke 04 na 20ª jornada da Bundesliga. Os homens de Gelsenkirchen ocupam um fantástico 3º lugar no campeonato e estão a ser a grande novidade desta época, na Bundesliga. O Schalke parece estar de volta à rota dos lugares europeus mas num ano em que a competição por esses lugares está ao rubro, todos os jogos são autênticas finais e todos os pontos contam.

Fußball Bundesliga VfB Stuttgart Carlos Mané
Carlos Mané está emprestado pelo Sporting ao Estugarda, até ao final desta épocaFoto: picture-alliance/Sport Moments/Schweizer

O Estugarda não vai facilitar a vida da equipa de Gelsenkirchen. A equipa liderada por Hannes Wolf, onde atua o português, Carlos Mané, está apenas a quatro pontos dos lugares de despromoção. O Estugarda soma cinco derrotas e uma vitória, em seis partidas. Está na hora de apertar o cinto, pois este jogo promete ser atribulado para os homens de Estugarda.
 



Werder de Bremen (16º, 16 pts.) x (11º, 25 pts.) Hertha de Berlim - relato em direto na DW África, a partir das 17h25 (Hora Universal)

Bundesliga Grafiken Spieltag Bremen vs. Hertha Berlin
Werder de Bremen x Hertha de Berlim - direto e exclusivo na DW África

Promete ser um dos jogos mais equilibrados desta jornada 20, da Bundesliga. 

O Werder de Bremen ocupa um lugar inseguro para quem pretende continuar na Bundesliga, para a próxima época. A equipa comandada por Florian Kohfeldt, desde novembro, depois da saída de Alexander Nouri, vê os seus rivais na luta pela sobrevivência cada vez mais próximos e os lugares seguros cada vez mais longe. A equipa de Bremen está a quatro pontos do 15º (Mainz) e precisa de pontos para tentar fugir aos últimos três lugares da tabela. O Werder de Bremen não desce à 2ª divisão desde 1979/1980.

Já o Hertha de Berlim, ocupa um sólido 11º lugar, e apesar de não lutar por objetivos concretos, a equipa está a apenas cinco pontos dos lugares que dão acesso às competições europeias. A equipa onde atua o costa-marfinense, Salamon Kalou, perdeu apenas um dos últimos cinco jogos para o campeonato, e está motivada para continuar a subir na tabela classificativa.

Na primeira volta, Werder de Bremen e Hertha de Berlim, empataram a uma bola. Haverá desempate este sábado?

Werder de Bremen x Hertha de Berlim, relato em direto e em exclusico, na DW África, a partir das 17h25 (hora universal), para

todo o Mundo.

Confira aqui  (Acompanhe a Bundesliga com os relatos ao vivo da DW África ) onde e como, pode ouvir o melhor da Bundesliga, em língua portuguesa!

Bundesliga - Futebol alemão ao vivo

 

 

 

 

 

 

 

 

Domingo, 28 de Janeiro

Bayer de Leverkusen (2º, 31 pts.) x (15º, 20 pts.) Mainz

Praticamente um jogo de extremos da Bundesliga, em Leverkusen. A equipa do Bayer chega à 20ª jornada do campeonato, num grande momento de forma. A derrota a fechar o ano de 2017 em casa do Bayern de Munique interrompeu uma série de 12 jogos sem perder, mas não fez tremer o Leverkusen, que foi até ao terreno do Hoffenheim, adversário direto por um lugar no pódio da Bundesliga, e goleou a equipa da casa por 1-4.

Deutschland 1899 Hoffenheim - Bayer Leverkusen |  Julian Baumgartlinger Jubel
"Bávaro" LeverkusenFoto: imago/M. Weber

Grande vitória do Leverkusen, que pretende vingar a derrota por 3-1, na primeira volta, em casa de um Mainz, que apenas venceu um dos últimos sete jogos que realizou na Bundesliga. O 15º lugar no campeonato não abana a equipa do Mainz, mas perder pontos pode significar a aproximação das equipas que ocupam os lugares de despromoção da Bundesliga. Os pontos nunca estiveram tão caros na Alemanha!

Hanover 96 (10º, 27 pts.) x (13º, 20 pts.) Wolfsburgo

A par do desafio entre o Werder de Bremen e o Hertha de Berlim, este deverá ser um jogo também equilibrado. Separados por sete pontos na classificação, Hanover e Wolfsburgo pretendem manter-se bem distantes dos lugares abaixo da linha d´água. Na primeira volta, registou-se um empate a uma bola em Wolfsburgo.

 

Fußball Bundesliga Schalke Hannover
Hanover não perde há 3 jogos na BundesligaFoto: picture alliance/dpa/G. Kirchner

A equipa do Hanover chega a esta 20ª jornada sem perder há três jogos, enquanto que o Wolfsburgo, rei dos empates na Bundesliga, perdeu dois dos últimos três jogos para o campeonato.

Hanover e Wolfsburgo fecham a jornada 20 da Bundesliga e que jornada promete ser!