1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Camponeses de Benguela expulsos das suas terras

Nelson Sul D'Angola (Benguela)13 de março de 2015

Dezenas de famílias de camponeses na localidade da Catumbela, província angolana de Benguela, estão na eminência de perder as suas terras. Nos últimos tempos, têm sido expulsos e reprimidos por indivíduos desconhecidos.

https://p.dw.com/p/1EqSz
Xavier Tchivembe é um dos camponeses afetadosFoto: DW

Trinta e oito famílias dependentes da agricultura familiar há mais de 30 anos, na sua maioria mulheres, estão a ser expulsas das suas lavras no município da Catumbela por indivíduos não identificados.

O camponês Xavier Tchivembe conta que em dezembro do ano passado foram surprendidos quando exerciam as suas actividades na lavra por elementos estranhos. Quando questionaram os mesmos sobre o que se passava, a resposta foi a de que aquelas terras tinham sido compradas.

[No title]

"Apareceu aqui um senhor a dizer que tinha comprado as terras há dois anos e que agora ia indemnizar as mais velhas porque tinha pena delas. Mas depois desapareceu durante três meses", relata Xavier Tchivembe.

Suspeita-se que estarão implicados no negócio alguns responsáveis ligados à Direcção Provincial da Agricultura.

Para agudizar ainda mais a preocupação daquelas famílias, os indivíduos que alegam ter comprado aquelas terras têm estado a proceder à vedação das lavras, queixam-se ainda os camponeses.

Promessas de indemnização

Entretanto, pela enorme quantidade de produtos contidos nas lavras, os supostos donos desconhecidos comprometeram-se a indemnizar as 38 famílias de agricultores. Promessas que não passaram disso mesmo.

Entre lamentos e choros, as camponesas dizem que pretendem apenas reaver o que lhes pertence. "Aluguei a minha lavra e o pouco que me pagam é que dá para me ir aguentando", queixa-se uma camponesa.

Todos os esforços efectuados pela DW África para obter uma reacção das autoridades locais não foram bem sucedidos.

Dürre im Süden Angolas
Camponeses em BenguelaFoto: DW/N.Sul D'Angola