1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Desporto

O regresso da Champions League

Rui Almeida
15 de fevereiro de 2018

17 golos em quatro jogos, ingleses em alta, Sadio Mané goleador e Cristiano Ronaldo recordista na Champions League

https://p.dw.com/p/2sk5u
UEFA Champions League - FC Porto vs Liverpool
Sadio Mané marca um dos golos do Liverpool na visita ao FC PortoFoto: picture-alliance/dpa/L. Vieira

Duas robustas vitórias inglesas fora de portas marcaram os primeiros encontros dos oitavos-de-final da Champions League, com Manchester City e Liverpool a darem passos decisivos rumo à próxima fase da competição.

Entretanto, o Tottenham surpreendeu ao empatar em Turim (2-2), deixando a Juventus numa posição incómoda para o jogo de Londres, e o Real Madrid conseguiu uma reviravolta importante, ao bater o Paris Saint-Germain, em Espanha, por 3-1.

A noite de Sadio Mané

Uma noite de sonho teve o Liverpool no Porto, ao bater a equipa local por 5-0, com Sadio Mané a assinar três golos. O avançado senegalês dos "reds” foi a figura de maior destaque de uma equipa autoritária e dominadora, perante um conjunto português claramente abaixo do nível exigível para esta fase da principal competição europeia.

UEFA Champions League - FC Porto vs Liverpool
O egípcio Mohamed Salah também contribuiu para a goleada dos "reds" no PortoFoto: Reuters/M. Childs

O egípcio Mohamed Salah e o brasileiro Roberto Firmino completaram a mão cheia de golos de vantagem com que o conjunto de Jurgen Klopp encara a segunda partida, em Anfield.

Também o Manchester City regressa a Inglaterra praticamente apurado: 4-0 em Basileia, com dois tentos do alemão Gündogan, numa clara manifestação de superioridade da equipa líder da Premier League britânica sobre o conjunto helvético.

Ronaldo, o real homem-golo

Apesar de ter estado a perder por 1-0, o Real Madrid puxou dos galões de campeão europeu para assinar uma reviravolta importante na receção aos franceses do Paris Saint-Germain, vencendo por 3-1 e viajando ao Parque dos Príncipes com algum conforto.

Champoions League - Real Madrid vs Paris St Germain
Cristiano Ronaldo voltou aos golos frente ao PSGFoto: Reuters/S. Perez

Cristiano Ronaldo continua a bater recordes no conjunto "blanco”: com os dois golos apontados aos franceses, o avançado madeirense tornou-se no primeiro jogador da história a atingir 100 golos na Champions League ao serviço de um mesmo clube, e ajudando o Real numa eliminatória de grande dificuldade. Até porque, mesmo derrotado, o brasileiro Neymar confia na recuperação do PSG, esperando "uma grande noite” em Paris.

Em Itália imperou o equilíbrio entre Juventus e Tottenham. A equipa londrina surpreendeu ao conseguir uma igualdade a dois golos, num jogo em que Higuaín se destacou pelos melhores e piores motivos: marcou os dois golos da Juventus, mas falhou também uma grande penalidade. E tudo fica adiado para o estádio de Wembley, num confronto muito nivelado.

Grandes jogos na próxima semana

Terça-feira (20.02) há confronto de gigantes na capital inglesa, com Chelsea e Barcelona a medirem forças, enquanto em Munique o Bayern recebe os turcos do Besiktas.

No dia seguinte, atenções divididas entre Espanha e Ucrânia: em Sevilha, a equipa local recebe o Manchester United, enquanto em Kharkiv os italianos da Roma visitam o Shakhtar Donetsk, para ficar concluída a primeira "mão” dos oitavos-de-final da liga milionária.