1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Segunda volta das eleições presidenciais gera protestos

Juvenal Rodrigues (São Tomé)4 de agosto de 2016

Centenas de cidadãos saíram às ruas esta quinta-feira em manifestação para pedir a anulação das eleições presidenciais de 17 julho. Segunda volta está marcada para o próximo domingo, dia 7.

https://p.dw.com/p/1Jbpn
Foto: DW/J. Rodrigues

Sob forte presença policial, a manifestação pacífica foi convocada através das redes sociais e por mensagens de telemóvel, com o objetivo de pedir a anulação da primeira volta das eleições presidenciais de 17 de julho. Partidos políticos e membros da sociedade civil contestam o que consideram ser “anomalias, fraude e erros gravíssimos constatados na primeira volta do pleito eleitoral para a mais alta magistratura da nação”.

São Tomé e Príncipe está em plena campanha eleitoral para a segunda volta das presidenciais, na qual apenas o candidato Evaristo de Carvalho está a contatar o eleitorado.

Os manifestantes percorreram várias artérias da cidade capital, com paragens em algumas sedes de órgãos de soberania, nomeadamente o Supremo Tribunal de Justiça/ Tribunal Constitucional e a Presidência da República, para entregar uma petição que pede a anulação das eleições.Para alguns cidadãos que voluntariamente quiseram falar aos microfones da DW, o país precisa de seriedade neste momento.

Sao Tome und Principe Evaristo Carvalho
Candidato presidencial Evaristo CarvalhoFoto: DW/J. Rodrigues

“100 contos eu como em casa. Sou pai de oito crianças. Com 100 contos, compro chá e o dinheiro vai embora. Patrice Trovoada é primeiro-ministro. Ele não é candidato. Deixa o candidato fazer a sua campanha. Não deve abandonar o posto de trabalho e ir insultar o atual Presidente da República. Não pode”, desabafou António.

Josefina, refere-se às alegações sobre a fraude ao afirmar que “se disseram que é verdade, é verdade. Como é que de uma hora para outra podem dizer que Maria das Neves não teve voto. Patrice Trovoada ganhou…Não. Estão a mentir. Têm que dizer a verdade".

Mas por seu turno, Mário não acredita na independência de Evaristo Carvalho como chefe de Estado.

“Se porventura o senhor Evaristo ganhar essas eleições agora, não será ele o verdadeiro Presidente. Ele só pode ser Presidente até às 17 horas. Ele vai chegar de manhã no seu gabinete e encontrar todos os dossiês feitos pelo primeiro-ministro que é o senhor Patrice Trovoada, e ele terá que cumprir. Nós não queremos isso. Ele pediu maioria para o Governo, nós já o demos. Quer agora Presidente para fazer o quê? Será que não somos são-tomenses, não temos direitos? Nós temos! Até quando! Quando ele quer poder é que conhece São Tomé. Quando está fora do poder, o homem leva até cão para o estrangeiro”. Os manifestantes transportavam dísticos que entre outros dizeres, exigiam a demissão do presidente da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), condenavam a fraude eleitoral e apelavam para que “não matem a nossa democracia”.

Afrika Protest in Sao Tomé und Prícipe
Forte presença policial durante a manifestação pacíficaFoto: DW/J. Rodrigues

Representante do secretário-geral da ONU apreensivo com clima político

A manifestação foi organizada numa altura em que o representante especial do secretário-geral das Nações Unidas para a África Central, Abdoulaye Bathili, manifestou-se apreensivo com o evoluir da situação politica no arquipélago são-tomense, depois da primeira volta das eleições presidenciais de 17 de julho.

"Não desejamos que a situação em São Tomé e Príncipe possa atingir o nível de países como a República Centro Africana, o Burundi. Ninguém o pode desejar", disse Abdoulaye Bathili no final de um encontro com o Presidente são-tomense cessante, Manuel Pinto da Costa.O chefe de Estado cessante, que foi o segundo mais votado na primeira volta, renunciou a disputar a segunda volta. Manuel Pinto da Costa não aceita a forma como o processo eleitoral foi conduzido e nem reconhece idoneidade à Comissão Eleitoral Nacional (CEN), cuja demissão exigiu para aceitar disputar a eleição com Evaristo de Carvalho, o candidato mais votado a 17 de julho.

"O que posso garantir-vos é que há essa diferença de opinião, de apreciação sobre o que se passou no dia 17 de julho e, por conseguinte, desejamos que esse problema seja resolvido num quadro pacífico", acrescentou o representante especial de Ban Ki-moon que se encontra em São Tomé para uma visita de três dias.

“O mais importante é que os autores aceitem essa diferença”

Abdoulaye Bathili encontrou-se também com o primeiro-ministro Patrice Trovoada, com o presidente da CEN, Alberto Pereira, com o terceiro candidato mais votado na primeira volta, Maria das Neves, entre outros.

"Em São Tomé e Príncipe vive-se um período entre duas eleições. Houve a primeira volta e agora há uma segunda, tenho ouvido umas e outras pessoas. Há diferença de apreciação sobre o desenvolvimento da primeira volta", disse o representante de Ban Ki-moon. "Eu penso que independentemente dessa diferença de apreciação, o mais importante é que os autores aceitem que essa diferença se resolva num clima pacífico que não possa hoje afetar a exemplaridade da democracia de São Tomé e Príncipe, conhecida atualmente no continente", explicou.

"Qualquer que seja a natureza dessa diferença, pensamos que é realmente possível resolver isso a contento das partes. Com vontade politica, uns e outros podem ultrapassar esse problema", disse o diplomata das Nações Unidas.

[No title]

Afrika Sao Tomé und Principe
Abdoulayhe BathilyFoto: DW/J. Rodrigues
Sao Tome und Principe Wahlen Präsident Manuel Pinto
Manuel Pinto da Costa, Presidente cessanteFoto: DW/J. Rodrigues
Saltar a secção Mais sobre este tema