1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Violência Sexual em África – Confiança traída

13 de agosto de 2012

A violência sexual é um problema em toda a África. Esta radionovela conta as histórias de Nélia, Paulina e Abel que foram vítimas de abuso sexual. A série mostra como lidaram com as consequências do abuso.

https://p.dw.com/p/15o7j
Confiança traída - Uma história sobre violência sexual em África
Confiança traída - Uma história sobre violência sexual em ÁfricaFoto: LAIF

A violência sexual é um problema em toda a África. Esta radionovela conta as histórias de Nélia, Paulina e Abel que foram vítimas de abuso sexual. A série mostra como lidaram com as consequências do abuso.

Cada vez que uma pessoa é sexualmente assediada ou forçada a praticar uma atividade sexual contra a sua vontade, trata-se de um abuso sexual. Esta forma de violência acontece, muitas vezes, secretamente e muitas vítimas têm medo de falar com alguém sobre isso porque se sentem culpadas e envergonhadas.

Na nossa série "Confiança traída", seguimos as histórias do Paulina, Nélia e Abel que são vítimas de diferentes tipos de abuso sexual. Paulina, uma estudante de dezesseis anos sofre com os avanços sexuais do seu professor até que consegue superar o seu medo e contar o seu terrível segredo.

Em outra parte do país, onde os ataques dos rebeldes são comuns, Nélia de trinta anos tem que arcar com as consequências físicas de ser violada por um grupo de rebeldes. Ela também sofre o efeito devastador que esse incidente tem no seu casamento, já que o seu marido tem dificuldades em lidar com os seus sentimentos de raiva e impotência.

Entretanto, Abel, de dez anos de idade, não consegue quebrar o silêncio e contar à sua mãe a verdade terrível sobre seu novo padrasto. Todos os três estão em situações horríveis.

Mas eles também aprendem que podem ser ajudados. Uma mulher jovem e corajosa chamada Judite fundou uma organização chamada Contra a Violência Sexual – CVS – que oferece ajuda e apoio a pessoas como Paulina, Nélia e Abel.

Ouçam "Confiança traída" e vejam como as três vítimas conseguem refazer as suas vidas depois das experiências traumáticas a que foram expostas.

O "Learning by Ear – Aprender de Ouvido" está disponível em seis línguas: amárico, francês, hauçá, inglês, português e suaíli.

Saltar a secção Artigos e reportagens

Artigos e reportagens