1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Cultura

Contra o desaparecimento da dança tradicional N'sope

Sitoi Lutxeque (Nampula)
10 de julho de 2017

O maior festival de N'sope não é realizado há dois anos na província moçambicana de Nampula por causa da crise económica. Praticantes estão preocupados, mas autoridades prometem manter a tradição.

https://p.dw.com/p/2gICU
Foto: DW/S.Lutxeque

O N'sope é uma dança tradicional de salto à corda originária da região norte de Moçambique e executada maioritariamente por mulheres.

Ao longo de cinco edições, o Festival Tradicional de N'sope promoveu esta dança, praticada desde muito antes da independência do país, em 1975, mas o evento deixou de ter lugar há dois anos, devido à crise económica e financeira que Moçambique atravessa.

"Com este problema da crise, os organizadores [Universidade Lúrio e a direção Provincial da Cultura e Turismo] não se pronunciaram", afirma Ângelo Malachi, presidente da Associação Provincial dos Grupos Culturais de Nampula.

A falta deste que é o maior e o mais importante evento em torno do N'sope desanimou os poucos praticantes da modalidade.

Contra o desaparecimento da dança tradicional N'sope

Continuar a dançar

Nos últimos anos, a dança tradicional tem vindo a perder força. Na cidade de Nampula, segundo o presidente da Associação dos Grupos Culturais, existem apenas sete grupos de N'sope; noutros pontos da província existirão apenas dois.

"Não sei porquê, se calhar pelas condições [materiais e financeiras]", comenta Malachi.

Ainda assim, os grupos continuam a dançar. "Nós, como grupos culturais, não deixamos de nos organizar internamente. Os grupos continuam a fazer o seu trabalho diário e vamos ouvir os organizadores [do festival] no próximo ano", afirma o responsável.

Omar Aquiamungo, diretor provincial adjunto da Cultura e Turismo, reconhece que tem faltado dinheiro para a promoção cultural. Promete, no entanto, lutar para manter a tradição: "Pensamos que é pertinente resgatar essa dança porque, na verdade, na costa de Moçambique, ela era muito praticada, mas hoje a sua prática reduziu."

Nampula é uma das províncias moçambicanas com mais danças culturais tradicionais. Atualmente, estão inscritas na Associação Provincial dos Grupos Culturais mais de 1.600 grupos de diversas demonstrações.