1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Crise em Angola deve cancelar Feira Internacional de Luanda

10 de outubro de 2016

Organização ainda não oficializou cancelamento, mas não desmente a informação. Esta pode ser a primeira vez em 33 anos que evento não é realizado.

https://p.dw.com/p/2R5G9
Angola FILDA 2015 – Deutschland
Na edição do ano passado da FILDA, a Alemanha participou como convidado especialFoto: DW/G. Correia da Silva

A edição de 2016 da Feira Internacional de Luanda (FILDA), adiada de julho para novembro, poderá não acontecer mais este ano. A informação tem sido veículada pela imprensa angolana desde a última sexta-feira (07.10.). A crise económica no país seria o motivo do cancelamento.  

Por telefone, nesta segunda-feira (10.10.), a organização da FILDA disse à DW África que ainda não há uma confirmação oficial do cancelamento do evento, mas que não desmente a informação divulgada pela imprensa.

Ainda segundo a organização, o presidente do conselho de administração da FIL (empresa privada com capitais públicos de Angola que organiza diversas feiras em Luanda) José de Matos Cardoso encontra-se em viagem e, por isso, ainda não foi designado nenhum porta-voz para comentar o assunto.

De acordo com informação avançada pela agência de notícias Lusa, esta será a primeira vez que a feira não acontece em 33 anos. O evento foi realizado mesmo durante a guerra no país, que terminou em 2002.

Dificuldades económicas

A Lusa também aidantou que os funcionários da FIL estariam com o salário atrasado há meses e que, em protesto, já ameaçaram boicotar a realização do evento. Outros eventos organizados pela mesma empresa da FILDA também podem ser boicotados, segundo a informação da agência de notícias.

A edição deste ano da FILDA, em princípio, aconteceria de 19 a 24 de julho. Porém, devido a dificuldade de importação de materiais e equipamentos gerada pela crise económica em Angola, o evento foi adiado para os dias 15 a 20 de novembro.

Na sua página da internet, a FIL diz que a realização da FILDA gera, por ano, um volume de negócios estimado em 500 milhões de dólares.

Na última edição da FILDA, em 2015, o Estado angolano investiu cerca de 250 milhões de kwanzas (cerca de 1,3 milhões de euros). A Alemanha participou como convidado especial do evento com 28 empresários.