1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

DW: Programas em Português para África reformulados

Johannes Beck27 de outubro de 2014

No dia 27 de outubro de 2014 começa o novo programa de rádio para a África lusófona da DW. A emissora internacional da Alemanha irá transmitir duas vezes por dia, de segunda a sexta-feira, emissões de 20 minutos cada.

https://p.dw.com/p/1DOfG
Foto: Paulo Nuno Vicente

No dia 27 de outubro de 2014 começa o novo programa de rádio para a África lusófona da DW. A partir desta data, a emissora internacional da Alemanha irá transmitir duas vezes por dia, de segunda a sexta-feira, emissões de 20 minutos cada que abordam acontecimentos internacionais, desenvolvimentos relevantes em África e temas importantes da Alemanha. Particular atenção será dada aos valores centrais da política externa e da cooperação alemã: democracia, Estado de direito e direitos humanos, entre outros.

“Em África, a DW é muito apreciada, porque analisa os desenvolvimentos atuais a partir de uma perspetiva alemã e europeia“, diz a diretora de programas da DW, Gerda Meuer. O novo programa centra-se na informação atual para os cinco países lusófonos em África, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

O Contraste, programa de informação de fundo da DW, será emitido futuramente aos feriados dentro do programa de 20 minutos, pois deixa de haver emissões aos sábados e domingos a partir de 26 de outubro.

O Learning by Ear – Aprender de Ouvido, programa educativo que é muito apreciado pelos ouvintes africanos da DW, continuará disponível através da página internet www.dw.de/aprenderdeouvido e através das rádios parceiras da DW.

Como ouvir a DW África no futuro

Na distribuição dos programas, a DW aposta na sua rede de parceiros FM, em aplicações móveis e na página internet www.dw.de/portugues. Neste momento, mais de 25 parceiros retransmitem os programas na íntegra em África, entre os quais 14 emissoras de FM em Moçambique. Segundo um estudo representativo em Moçambique do departamento de pesquisas da DW, 21 % do público-alvo ouve pelo menos uma vez por semana a DW em português.

Symbolbild Soziale Medien Social Media Facebook
A DW aposta nas redes sociais e no diálogo com os ouvintes e leitoresFoto: picture-alliance/dpa

Como as emissões de onda curta perderam popularidade nos últimos anos, a DW deixa de usar esta via de transmissão a partir do dia 26 de outubro. Cada vez mais africanos têm telemóveis com acesso à internet, o que possibilita novas alternativas à DW para chegar ao seu público alvo. As emissões já estão disponíveis através da versão móvel da página web da DW m.dw.com.

A página internet e as redes sociais

A oferta online da DW em português para África também se adapta às mudanças. A partir de 27 de outubro, aposta ainda mais no diálogo com os utilizadores da sua página. A emissora reforça também a sua presença nas redes sociais: a página da DW no Facebook já tem mais de 39.000 fãs (www.facebook.com/dwportugues) e uma taxa de interação muito alta.

Mobilfunkantenne
As redes de telefonia móvel têm uma cobertura grande em ÁfricaFoto: DW/Johannes Beck