1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Elite angolana aluga jatos para ver jogos em Portugal

7 de junho de 2017

Políticos, militares e empresários angolanos gastam milhares de dólares para assistir a jogos de futebol em Portugal. Luxos que decorrem numa altura de forte crise em Angola, critica ex-primeiro-ministro Marcolino Moco.

https://p.dw.com/p/2eEIt
Portugal Lissabon Flughafen
Foto: DW/J. Carlos

Apesar da crise económica e financeira que afeta Angola, algumas figuras da elite angolana costumam alugar jatos ou viajar em aparelhos privados para assistir a grandes jogos de futebol em camarotes de estádios em Portugal. A informação é confirmada por várias fontes ouvidas pela DW África que preferem manter o anonimato.

Parte dos jatos aterra no Aeroporto da Portela, na capital portuguesa, Lisboa, e aplacam no antigo Terminal Aéreo Militar de Figo Maduro. Outros vão para o Aeródromo de Tires, em Cascais. Além de Portugal, o Brasil é outro dos destinos das altas individualidades da elite angolana que viajam em jatos privados para fins diversos, revelou uma fonte militar abordada pela DW.

Um voo desta natureza para Lisboa, adianta a mesma fonte, pode custar por pessoa entre 10 mil a 15 mil dólares. De acordo com uma empresa portuguesa que presta serviços nesta área, o preço real do aluguer do aparelho Luanda-Lisboa para 14 lugares VIP, já incluindo taxas e mordomias, ultrapassa os 50 mil euros (só ida mais três noites), dependendo do tempo de estadia.

Elite angolana aluga jatos para ver jogos em Portugal

De acordo com uma das edições do "Correio Angolense", no final da primeira Liga portuguesa de futebol, entre o Benfica de Lisboa e o Vitória de Guimarães, registou-se "um movimento inusitado de aviões a jato executivos saídos de Angola", que transportaram para Lisboa políticos, oficiais-generais e empresários, entre outros. Na altura, o Aeroporto de Figo Maduro terá recebido dezenas de aviões de pequeno porte provenientes de Luanda.

A DW quis confirmar as informações, mas recebeu uma resposta evasiva por e-mail do departamento de relações públicas daquela infraestrutura, sob a tutela da Força Aérea Portuguesa: "Infelizmente não será possível à Força Aérea acolher a sua solicitação".

A ANA - Aeroportos de Lisboa também não avança muita informação, referindo apenas que "atendendo à indisponibilidade de slots, o Aeroporto Humberto Delgado deixou de receber aviação executiva". Por e-mail, a empresa remeteu-nos para o Aeródromo de Tires, em Cascais, por ser "esta infraestrutura que tem recebido este tipo de movimentos".

"Há coisas piores em Angola"

O que inquieta o ex-primeiro ministro angolano Marcolino Moco é que estes luxos decorrem numa altura em que Angola enfrenta uma forte crise económica e financeira, provocada pela queda do preço do petróleo no mercado internacional.

Portugal Marcolino Moco in Lissabon
Marcolino Moco: Regime criou "super-homens, super-endinheirados"Foto: DW/J. Carlos

Mas "há coisas piores em Angola", considera Marcolino Moco. Como, por exemplo, o facto de o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, ter nomeado a sua própria filha como presidente da Sonangol, "a empresa mais importante do país, que é uma empresa pública", frisa.

"O que é escandaloso é terem sido instituídas no país estruturas ao serviço de uma família só", afirma o ex-primeiro-ministro, lembrando que "não é só a Constituição em si que já dá poderes excecionais a um Presidente da República, mas sobretudo a própria prática".

Em Angola, acrescenta, "o que há são ordens superiores" e o próprio Presidente da República "é que instituiu esse tipo de regime e então criou super-homens, super-endinheirados, super-tudo".

Rotina de novos ricos

O jornalista angolano Wiliam Tonet afirma que esta é uma prática rotineira do novo riquismo em Angola, demonstrada por figuras ligadas ao poder. "Os novos ricos angolanos têm uma série de jatos particulares. Grande parte dos ministros não viaja em aviões de carreira quando se desloca ao exterior", conta.

William Tonet
William Tonet: "Isto do Benfica é uma aberração"Foto: DW/J. Carlos

"E como não há essa noção do que é gerir um Estado as pessoas acham absolutamente normal que, diante do sofrimento e das dificuldades da maioria, consigam que os bancos transfiram dinheiro para pagar sobrevoos, subestadias e tripulações, durante o tempo que eles entenderem", lamenta o jornalista.

Para William Tonet, fazer uma viagem internacional num avião particular não é de "bom tom" num país em crise e deveria merecer uma reflexão crítica mesmo no interior do partido do poder, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).

"E isto do Benfica é uma aberração quando efetivamente muitos desses dirigentes só precisavam de emprestar um pouco de carinho às equipas angolanas para o campeonato interno ser bem melhor", conclui Tonet.