1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Tecnologia

Aplicativo “anti-mata-aula” para combater faltas às aulas

Borralho Ndomba (Luanda) / mrb29 de outubro de 2015

Dez inventores angolanos participam na Feira Internacional de Ideias, Invenções e Valorização de Novos Produtos (iENA), patente na Alemanha até 1 de novembro. Estudantes angolanos apresentam aplicativo "anti-mata-aula".

https://p.dw.com/p/1GwlR
Symbolbild NSA Überwachung Handy
Foto: imago/avanti

São 19 projetos apresentados por dez inventores que representam Angola na iENA que se realiza na cidade de Nuremberga, na Alemanha. Entre eles destaca-se um aplicativo bem curioso: O "anti-mata-aula"- criado para combater as faltas de comparência nas aulas de muitos alunos angolanos, que, especialmente às sextas-feiras, trocam as aulas pela diversão.

O “anti-mata-aula” foi inventado pelos estudantes do Instituto Superior de Tecnologia de Informação e Comunicação de Luanda (ISUTIC) e trabalha como uma espécie de livro de ponto do professor. O aplicativo pode ser usado em smartphones e computadores permitindo aos encarregados de educação receberem mensagens a cada momento que os seus educandos “matarem”uma aula.Para o coordenador de projetos do ISUTIC, Valeriano Marcelino, com o “anti-mata-aula”, a fuga às aulas acaba: “Estamos a enfrentar um novo fenómeno, que é o “mata aula”, agora que a nossa juventude está a ser encorajada a fazê-lo, nós, no ISUTIC, sentimos a necessidade de inventar um projeto que possa colmatar este fenómeno”.

Angola Luanda Uferstraße Skyline
Baía de LuandaFoto: picture-alliance/dpa/M. Kappeler

Como funciona a aplicação?

"É um livro de ponto eletrónico que o professor leva para a sala de aula. Ali estão cadastrados todos os estudantes e à medida que o professor vai marcando faltas aos alunos que não estejam presentes na sala, os respetivos encarregados de educação recebem automaticamente uma mensagem nos seus telemóveis alertando que o filho faltou à aula de eletricidade, por exemplo”, explica o coordenador do projeto.

O “anti-mata-aula" foi premiado na Feira do Inventor e Criador Angolano (FEICA) que decorreu em Luanda, em setembro. Por isso mesmo acompanha outras 18 invenções angolanas que agora estão patentes na iENA em Nuremberga, até ao dia 1 de novembro.Embora premiado, o projeto “anti-mata-aula”ainda não foi implementado em nenhuma escola do país. Os inventores gostavam que a ideia saísse do papel. "Nós como instituição de ensino superior, temos um perfil que é investigar. Cabe às empresas incubadoras dar sequência aos nossos projetos. Estamos a abrir parceiras mas por enquanto, não há nenhuma empresa a dar acompanhamento aos nossos projetos. Somente o Estado, porque o ISUTIC é uma instituição pública”, sublinha Valeriano Marcelino.

[No title]

A falta de componentes para concretizar as invenções é apontada como uma das grandes dificuldades em Angola. O professor reconhece a existência “de componentes extremamente caros e isso inviabiliza a resolução de alguns projetos, mas temos remediado embora com pouca consistência. Esperamos num futuro melhor obter maior consequência dos projetos.”

O que é a iENA?
A Feira Internacional de Ideias, Invenções e Valorização de Novos Produtos de Nuremberga (iENA) é o mercado profissional para promover novos produtos, que se realiza anualmente. A feira proporciona excelentes oportunidades para os inventores e os representantes de comércio e indústria darem-se a conhecer e trocar contatos.

De Angola a Taiwan, iENA Nuremberga reúne invenções de marketing e novas ideias de produtos de inventores e organizações de 36 países que trazem até à Alemanha cerca de 700 invenções. O seu objetivo incide em solucionar problemas através do uso da alta tecnologia e ideias inteligentes para o uso diário. Este ano, a Polónia representa um ponto focal especial como parceiro para esta edição de 2015.

A feira internacional de Nuremberga é considerada um dos mais importantes eventos do setor para inventores de todo o mundo. Invenções práticas para uso diário - como a Mala de Relaxe, de John Moreau, a Tomada de Segurança para crianças e a Trela de cão retrátil - foram apresentados pela primeira vez nesta feira de Nuremberga.

IENA Erfindermesse in Nürnberg
Mala Relaxe de John Moreau; IENA 2010Foto: IENA
Saltar a secção Mais sobre este tema