1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Filho de Mouammar Kadhafi foi libertado

Lusa | Reuters | gs
11 de junho de 2017

Um grupo armado líbio anunciou ter libertado Seif al-Islam. O advogado confirma e acrescenta que filho de Khadafi foi levado para outra cidade líbia.

https://p.dw.com/p/2eTy8
Seif al-Islam sob custódia, quando foi capturado em 2011Foto: picture alliance/AP Photo/A. El-Darwish

A brigada Abu Bakr al-Sadiq, um dos grupos armados que controlam a localidade de Zenten (a cerca de 170 km a sudoeste de Trípoli), onde Seif al-Islam estava detido, disse que a libertação, na noite de sexta-feira (09.06), decorreu da aplicação de uma amnistia promulgada pelo parlamento.

Zenten é controlada por grupos armados que se opõem ao Governo de unidade nacional líbio, instalado na capital Trípoli, e reconhecido pela comunidade internacional, mas que luta por estender o poder a todo o território nacional.

Não há imagens que confirmem a libertação de Seif al-Islam. Contudo, o seu advogado, Khaled al-Zaidi, confirmou a notícia e acrescentou que o filho do antigo dirigente líbio foi levado para outra cidade, sem avançar o nome por questões de segurança.

Seif al-Islam foi condendo à morte por fuzilamento por um tribunal de Trípoli, em julho de 2015, acusado de crimes cometidos na repressão ao levantamento popular contra o antigo ditador, Mouammar Khadafi, em 2011.

Tal como outros nomes do antigo regime de Khadafi, Saif al-Islam é procurado pelo Tribunal Penal Internacional de Haia, sob suspeita de crimes de guerra e contra a humanidade.

Saif, de 44 anos, foi capturado em novembro de 2011 no sul da Líbia, onde se preparava para escapar para o Níger, depois da queda do regime de Khadafi, deposto e morto em outubro desse ano.