1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Filipe Nyusi apresenta membros do Comité Central da Frelimo

Lusa
1 de outubro de 2017

Elenco principal do partido no poder para os próximos cinco anos é oficializado. Com 99% dos votos, Nyusi foi reeleito presidente da Frelimo e será candidato do partido em 2019.

https://p.dw.com/p/2l4Q7
Presidente de Moçambique, Filipe NyusiFoto: DW/M. Mueia

O presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, apresentou este domingo (01.10) o primeiro Comité Central da Frelimo, eleito sob a sua presidência, durante o 11.º congresso do partido que decorre na Matola, arredores de Maputo.

A equipa de cerca de 200 pessoas foi escolhida com os votos de 2.264 delegados de todo o país e organizações filiadas da Frelimo. A partir deste comité, são escolhidas as próximas figuras chave do partido, nomeadamente, o secretário-geral e a Comissão Política, o órgão mais importante no intervalo entre as sessões do comité central e dos congressos.

O elenco central para os próximos cinco anos foi oficializado este domingo com a proclamação dos resultados pelo presidente moçambicano, momento recebido de forma efusiva pelo congresso. Na última sexta-feira, Nyusi foi reeleito presidente do partido  com 99% dos votos, tornando-se, assim, o candidato da Frelimo para as eleições gerais de 2019. 

Filipe Nyusi apresenta membros do Comité Central da Frelimo

Conforme definido nos estatutos, 40% da composição do Comité Central é renovada a cada eleição. A Comissão Política é o órgão mais importante do partido e, em certa medida, do país, uma vez que os estatutos partidários lhe atribuem a competência de coordenar e orientar a ação do Governo da Frelimo, no poder, e da sua bancada parlamentar na Assembleia da República, além de se pronunciar sobre a composição do executivo.

O órgão é composto por um número ímpar, entre 15 e 21 membros, que vão orientar e dirigir o partido no intervalo das sessões do Comité Central e entre os congressos. A Comissão Política reúne, ordinariamente, uma vez por mês, convocada pelo presidente, ou a qualquer altura por requerimento de um terço dos membros ou sob proposta do secretário-geral. 

O XI Congresso da Frelimo arrancou na terça-feira e foi prorrogado até este domingo para dar mais tempo à eleição dos principais nomes do Comité Central. "É um escrutínio de mais de três mil boletins de voto e pela sua natureza exige cuidado", declarou António Niquice, porta-voz da Frelimo.