1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

França: Quem é Marine Le Pen?

Lisa Bryant | tms
21 de março de 2017

É tida como a favorita à vitória na primeira volta das presidenciais francesas, mas deverá perder na segunda volta, segundo as sondagens. A candidata da extrema-direita Marine Le Pen tem dado muito que falar.

https://p.dw.com/p/2ZcaH
Candidata presidencial da Frente Nacional, Marine Le PenFoto: Reuters/P. Kovarik

Pela primeira vez na campanha, os cinco principais candidatos presidenciais franceses estiveram todos frente a frente na televisão, esta segunda-feira (20.03). Mas, durante o debate, as críticas, tanto dos candidatos da esquerda parlamentar, como da direita, foram sobretudo dirigidas a uma pessoa: Marine Le Pen.

A candidata da extrema-direita, filha de Jean-Marie Le Pen, fundador do partido Frente Nacional, insistiu na saída da União Europeia e que o uso do burkini em França é um exemplo da "ascensão do Islão radical" no país. Em resposta aos comentários sobre o fato de banho integral, o centrista Emmanuel Macron acusou Le Pen de tentar "dividir a sociedade".

A popularidade do partido de Le Pen cresce há anos. Em 2014, a Frente Nacional venceu as eleições para o Parlamento Europeu - uma ironia, tendo em conta que defende que a França saia da União. Um ano depois, o partido ficou à frente na primeira volta das eleições regionais, embora tenha acabado por perder mais tarde, na volta final, face à oposição dos partidos "tradicionais" em bloco.

Embora ainda não domine as preferências da totalidade do eleitorado, a Frente Nacional conquista cada vez mais credibilidade, observa o especialista Jean-Yves Camus.

"Há cinco ou seis anos, muitos eleitores não diziam aos institutos de sondagens que pensavam votar na Frente Nacional. Hoje são mais francos", afirma Camus. "Por outro lado, a plataforma política não mudou muito face a temas como a 'identidade nacional' ou a 'imigração' e a 'xenofobia'."

Frankreich Präsidentschaftswahlen TV Debatte
Debate televisivo com cinco candidatos presidenciais franceses na segunda-feira, 20.03Foto: Reuters/P. Kovarik

O fator Le Pen

A ascensão da Frente Nacional é atribuída, em grande parte, a Marine Le Pen. Aos 48 anos, a candidata presidencial suavizou a imagem do partido que herdou do pai, Jean-Marie Le Pen. E está em vantagem em relação a outros líderes europeus da extrema-direita, sublinha Jean-Yves Camus: "Normalmente, esses partidos são liderados por homens", diz o especialista.

"Agora temos o exemplo de uma mulher que, nos seus 40, lidera um partido de extrema-direita e parece uma mulher moderna, com uma plataforma apelativa não só para homens, eleitores com mais de 65 anos, mas também para mulheres mais jovens", acrescenta Camus.

Este ano, numa entrevista a jornalistas estrangeiros, incluindo à DW, Marine Le Pen perguntou: O que há de mau em ser-se populista?

21.03 le pen neu - MP3-Mono

"O que é populismo? São aqueles que querem defender os Governos de, para e em nome do povo? Se for esse o caso, então aceito ser chamada de populista", disse.

Mas quantos eleitores conseguirá Le Pen convencer até às presidenciais de 23 de abril?

Em 2002, o pai da candidata da Frente Nacional conseguiu chegar à segunda volta das eleições, mas foi depois derrotado por Jacques Chirac. As últimas sondagens sugerem que, este ano, Marine Le Pen vencerá a primeira volta – mas o favorito à vitória na segunda volta é Emmanuel Macron.

Saltar a secção Mais sobre este tema