1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

A corrupção no dia-a-dia de Angola

21 de dezembro de 2016

Tem um “padrinho na cozinha”? Se não, convém sempre ter um pouco de “gasosa” à mão, para pagar a quem possa facilitar o acesso a serviços públicos ou privados. Muitas vezes, a vida em Angola só funciona com corrupção.

https://p.dw.com/p/2UffF
Angola Luanda Kwanza
Foto: DW/V. T.

"Padrinho na cozinha” é uma expressão corriqueira em Angola. O termo significa ter uma pessoa conhecida num determinado órgão da administração pública ou em instituições privadas, que possa ajudar o cidadão que tem que recorrer aos bens e serviços do Estado. O "padrinho”, a pessoa com o desejado grau de influência, pode ser o pai, tios, primos ou simplesmente um amigo. O que importa é que o padrinho esteja em condições de ajudar onde o Estado e as suas regras falham.

A DW África falou com vários cidadãos angolanos, que confirmam que a corrupção é banal em escolas, hospitais e no setor de identificação civil. Diamantino Simão, do município de Viana, e natural da província angolana da Huíla, admite abertamente que beneficia do apoio de parentes. Foi o caso, há poucos dias, em Luanda: "Os meus familiares são funcionários públicos. Sempre que preciso de documentos, eles mesmos tratam por mim”.

Schulunterricht in Cabinda, Angola
A corrupção não poupa nenhum setor, seja privado ou público Foto: Nelson Sul D'Angola

Inconsciência

Quem não tem familiares ou amigos em posições cruciais, recorre a outros métodos, igualmente ilegais ou mesmo criminosos, para resolver os problemas do dia-a-dia. À "gasosa”, por exemplo. O termo originou nos pedidos de dinheiro por parte de funcionários públicos para pagar um refrigerante a troco de um "jeitinho”. Passou a ser usado também quando é o cidadão a aliciar o funcionário ou o agente através do suborno, uma vez que a iniciativa varia de situação para situação.

Jorge da Silva, de Luanda, diz que já corrompeu funcionários públicos muitas vezes para ver os seus problemas resolvidos com celeridade. E nem sempre há a consciência de que se trata de práticas ilegais: "Na verdade, nós pensamos nas consequências quando o funcionário é que vem ter contigo. Mas quando você é que precisa, não pensa nas consequências”.

Preisverleihung von Transparency International
Segundo a Transparência Internacional, Angola é um dos seis países mais corruptos do mundoFoto: DW/C. Vieira Teixeira

Cultura de denúncia

Para reforçar o combate à corrupção, Angola aderiu à Convenção Contra a Corrupção das Nações Unidas. Em 2010, o parlamento angolano aprovou ainda a Lei da Probidade Pública. Mesmo assim, o fenómeno não está controlado.

Para o jornalista Albino Sampaio falta uma cultura de denúncia por parte dos cidadãos. Para Sampaio, este seria um passo importante no sentido de resolver o problema: "Tanto faz se é nas instituições do ensino, na polícia ou em qualquer outra instituição”. Se é para as coisas funcionarem como deve ser "então é importante termos sempre a coragem de denunciarmos”.

O aumento dos casos de corrupção deve-se em parte também, à escassez de instituições do Estado que prestam os serviços procurados pelos utentes. É normal cidadãos perderem muitas horas em intermináveis filas em repartições públicas para resolverem as suas situações.

21.12.2016 Angola - Corrupção - MP3-Mono

Problema sem solução à vista

João Paulo, outro residente de Luanda, conta que foi tratar do registo criminal, mas deparou-se com uma fila de espera imensa: "Fui interpelado por jovens que diziam que havia uma via rápida para tratar do documento. E esta via rápida é a chamada gasosa”, ou seja, um certa soma de dinheiro que garante que o caso seja processado com rapidez. "Também por causa da minha pressa colaborei com os jovens, apesar de eu saber que não está dentro da lei”, admite João Paulo.

Angola está entre os seis países considerados os mais corruptos do mundo pelo Índice de Percepção de Corrupção 2016 da organização não-governamental Transparência Internacional. Para responder a esta situação, o maior partido da oposição, União Nacional para Independência Total de Angola (UNITA) propôs, no princípio deste ano, a criação de uma Alta Autoridade Contra a Corrupção. Até agora, não há indícios para que fundação de semelhante instituição esteja para breve.

 

Saltar a secção Mais sobre este tema