1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

As ligações dos Gupta ao poder na África do Sul

Jan-Philippe Schlüter | nn
13 de junho de 2017

Jornalistas divulgaram uma nova investigação que indicia favorecimentos do Presidente sul-africano, Jacob Zuma, aos Gupta, uma família poderosa de raízes indianas.

https://p.dw.com/p/2ec6s
Presidente sul-africano, Jacob ZumaFoto: picture-alliance/dpa/S. Hisham

Na África do Sul são muitos os que suspeitam do envolvimento do Presidente Jacob Zuma em negócios ilícitos, particularmente desde que o chefe de Estado foi alvo de quase 800 acusações de corrupção. Agora, foi divulgada uma série de reportagens sob a égide do hashtag #GuptaLeaks, que evidencia as ligações de Zuma aos Gupta.

"Esta família tem uma relação muito forte com o círculo interno do partido ANC, no poder. Esta relação resultou obviamente em negócios", afirma Sam Sole, um representante do consórcio de jornalistas "AmaBunghane".

As ligações dos Gupta ao poder na África do Sul

Sole assegura que o grupo está na posse de e-mails, que provam as ligações da família e que revelam quem são os beneficiários. Segundo os jornalistas, os Gupta têm-se infiltrado sistematicamente na vida política sul-africana e criaram uma rede de aliados em empresas e organizações do Governo. Fundaram escritórios de consultadoria opacos e empresas que rapidamente engrenaram no sistema, e, quem os ajuda, receberia dinheiro e presentes fáceis de dissimular, como viagens de luxo a Veneza ou ao Dubai.

À conta disso, explica ainda Sole, esta poderosa família tem feito negócios lucrativos com empresas públicas sul-africanas, como a gigante energética Eskom ou a transportadora Transnet.

"O negócio mais escandaloso foi a compra de locomotivas a um fabricante chinês através da empresa estatal de transportes Transnet", conta o jornalista. "No total foram adquiridas mais de mil unidades. Uma empresa próxima dos Gupta interveio no negócio e recebeu 20% de comissão. Foi nada mais, nada menos do que 100 milhões de euros por não terem feito nada."

Afrika Johannesburg Ajay und Atul Gupta bei Interview
Empresários Ajay e Atul Gupta com Duduzane Zuma durante uma conferência de imprensa em março de 2011Foto: imago/Gallo Images

Filho de Zuma

Nos e-mails intercetados por este consórcio de jornalistas, há um nome que aparece frequentemente: O de Duduzane Zuma, filho do Presidente. Este jovem de pouco mais de 30 anos, conhecido por Dudu, é outra das peças-chave nas ligações do Governo aos Gupta.

Em troca de dinheiro, festas, viagens de luxo e apartamentos milionários, Dudu Zuma usará as relações com o pai para garantir que os Gupta mantêm contratos milionários com o setor público: "Dudu é praticamente um membro da família Gupta", diz Sole. "Ele é bastante importante para permitir uma ligação direta ao Presidente. É uma espécie de mediador. Afinal, ele pode falar de forma privada com o pai sem levantar qualquer suspeita. Quando se tem boas ligações ao Presidente, os negócios tornam-se mais fáceis. O nome Zuma abre muitas portas na África do Sul."

Ainda assim, este grupo de jornalistas não encontrou até agora nenhuma prova válida que relacione diretamente o Presidente aos Gupta.

Apesar de parecer inabalável, o chefe de Estado também não se sentirá totalmente seguro no país. Segundo as últimas revelações, os Gupta terão comprado uma propriedade para o Presidente no Dubai, uma transação que tem sido vista como um "plano B" no caso de Jacob Zuma não conseguir manter a aparente idoneidade.

Saltar a secção Mais sobre este tema