1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Impostores vendem falsos bébés africanos na internet, denuncia a imprensa alemã

António Cascais2 de maio de 2014

Empresários sem escrúpulos oferecem crianças órfãs a casais alemães. Zimbabué sem oposição. Confrontos armados no norte da Nigéria. Estes são alguns dos temas em foco na imprensa alemã ao longo da semana.

https://p.dw.com/p/1BsEI
Foto: DW

A revista Der Spiegel, na sua última edição, publica uma reportagem intitulada "os bébés que vêm de avião", e descreve os seguintes esquemas fraudulentos. Citamos:

Empresários impostores oferecem órfãos africanos a casais europeus, desesperadamente à procura de bebés para a adoção. Mas, na realidade, os orfanatos e os órfãos que são oferecidos não existem. A maior parte das vítimas é casais da Alemanha sem filhos. E o esquema funciona da seguinte maneira: Em sites da internet são publicadas fotografias de bebés residentes em orfanatos, por exemplo, nos Camarões ou na Etiópia. Quem liga para essas empresas ou envia um e-mail, recebe imediatamente respostas, geralmente muito simpáticas, de auto-denominados padres, pastores ou irmãs da caridade. Eles explicam que são diretores de orfanatos e que precisam de dinheiro para tratar dos bébés que lhes foram entregues. Depois segue o segundo passo: enviam fotografias de bebés concretos. A famílie Krause, por exemplo, recebeu de uma suposta irmã Maria uma ficha de uma menina de 11 meses de idade. Uma menina etíope, lindíssima, um pouco gorducha, mas saudável, e com o teste do hiv negativo. Caso o casal estivesse interessado, dizia a irmã, deveria transferir a quantia de 1.200 euros, como sinal, para a conta do suposto orfanato. Só que esse orfanato, na realidade não existe. Depois do pagamento do sinal, os sites normalmente são fechados. Alguns dos impostores entram diretamente em contacto com os casais alemães. Dizem que podem mediar na adoção de bébes. As formalidades custariam ao todo 7.500 euros. Para que o processo se possa iniciar seria no entanto necessária uma modesta taxa de apenas 500 euros. Michael Heuer da organização Terres des Hommes lança o alerta: Organizações sérias nunca atuariam assim. Nunca se deveria transferir dinheiro para organizações desconhecidas.

[No title]

Kinder Dorf in Mosambik
Aldeia de crianças em MoçambiqueFoto: Leonie March

Zimbabué: Robert Mugabe sozinho no poder há 34 anos

"Mugabe sem oposição" - é este o titulo de um artigo do Berliner Zeitung que se debruça sobre o lamentável estado em que se encontra o MDC, o maior partido da oposição do Zimbabué. Citamos:

Robert Mugabe governa há 34 anos de forma autocrática e agora até corre o risco de perder a oposição. O Movimento para a Mudança Democrática, MDC, corre, nomeadamente, o risco de desmoronar. O líder do MDC, Morgan Tsvangirai perdeu muitos dos seus antigos apoiantes, que o acusam de ter tendências fascistas, assim como de falta de estratégia política. Várias personalidades já foram expulsas do partido. Ninguém sabe, se o MDC vai sobreviver. Robert Mugabe, de 90 anos, entretanto, soma e segue, impávido e práticamente sem oposição.

Zimbabwe Robert Mugabe
Robert Mugabe governa o Zimbabué há 34 anosFoto: Reuters

Nigéria: Quem roubou as jovens alunas?


O Neue Zürcher Zeitung publica um artigo intitulado "Confrontos no norte da Nigéria". Citamos:

Duas semanas depois do sequestro de mais de cem alunas de uma escola secundária estatal, no estado de Borno, o exército nigeriano quer mostrar que está ativo e que faz tudo para libertar as jovens alunas. Nas imediações do bosque de Sambisa, perto da fronteira com os Camarões, registaram-se confrontos violentos entre soldados e membros da organização islamista Boko Haram. Segundo o general Olukolade, mais de 40 terroristas foram mortos. O exército -por sua vez - perdeu 4 soldados. As jovens sequestradas, de idades entre os 15 e os 18 anos, no entanto, ainda não conseguiram ser libertadas.

Nigeria Soldaten
O exército nigeriano "caça" islamistas no estado de BornoFoto: Quentin Leboucher/AFP/Getty Images