1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Jovens de Nampula esperam por apoios para criar negócio

Sitoi Lutxeque (Nampula)
29 de março de 2017

Autoridades de Nampula, no norte de Moçambique, justificam situação com a crise económico-financeira do país. Esperam ainda este ano receber do Governo cerca de 11 mil euros. Uma centena de jovens aguarda financiamento.

https://p.dw.com/p/2aF1m
Mosambik junge Menschen Handel
Jovens dedicam-se ao comércio informal no mercado de Nampula para a sua sobrevivênciaFoto: DW/S. Lutxeque

No ano passado, Manuel Joaquim fez um projeto para construir um aviário, avaliado em 150 mil meticais (o equivalente a cerca de dois mil euros). Joaquim esperava empregar até seis jovens, numa primeira fase: "um que estaria a velar pelas galinhas, outro estaria a fazer a limpeza e mais três estariam a recolher os frangos para vender em diferentes locais".

O projeto não passou, no entanto, do papel. Até hoje, Manuel Joaquim continua à espera de uma resposta da Direção Provincial da Juventude, que concede os financiamentos.

"Na altura que submetemos o projeto, diziam para aguardarmos, que, depois de três meses, teríamos algum resultado de financiamento, mas até agora não dizem nada", lamenta.

Mais de 100 jovens à espera

Mosambik, Unternehmer Milagre Zacarias
Milagre Zacarias, jovem empresário de NampulaFoto: DW/S. Lutxeque

Segundo os dados oficiais, no ano passado, mais de uma centena de jovens empreendedores submeteram projetos à Direção Provincial da Juventude com vista à constituição dos seus próprios negócios e criarem empregos na província. Mas ainda esperam financiamento.

Milagre Zacarias criou uma escola de formação profissional, mas diz que, até agora, não teve apoio do Estado. "Já tentei uma ou duas vezes manifestar o interesse de financiamento através do Fundo de Apoio a Iniciativas Juvenis e nunca tive uma resposta concreta. A mais recente proposta que eu tive foi para alargar a base de formação de ensino técnico profissional para os distritos da província de Nampula".

Zacarias pede ao Estado que facilite a atribuição de microcréditos aos jovens empreendedores. A taxa de desemprego na província é alta, sobretudo entre a camada mais jovem. 

Governo pede paciência

Jovens de Nampula esperam por apoios para criar negócio

O Governo provincial reconhece as dificuldades em dar resposta aos pedidos de financiamento. Mas afirma que, face à crise económica no país, tem sido difícil dar vazão às solicitações. Segundo Raúl Cachimo, diretor provincial da Juventude e Desportos em Nampula, o Governo central não enviou as verbas necessárias.

"No ano passado não conseguimos financiar nenhum projeto porque não houve alocação de fundos [do Governo central] e cerca de 100 projetos remetidos à nossa instituição, ainda estão connosco. Estamos a esperar que este ano - oxalá que tudo corra bem - possamos receber e financiarmos".

Para este ano, o Governo de Nampula espera receber do Fundo de Apoio às Iniciativas Juvenis mais de 800 mil meticais, o equivalente a 11 mil euros.