1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Angola: Isaías Samakuva quer abandonar liderança da UNITA

Lusa | ar
27 de setembro de 2017

Presidente da UNITA, Isaías Samakuva, afirmou que pretende abandonar a liderança do maior partido da oposição, colocando o seu lugar à disposição no arranque de um novo ciclo político em Angola.

https://p.dw.com/p/2knjG
Angola Isaias Samakuva Präsident der National Union for the Total Independence of Angola
Isaías SamakuvaFoto: Getty Images/AFP/S. de Sakutin

"Afirmei aos angolanos antes e durante a campanha eleitoral que, depois das eleições, deixaria o cargo de presidente da UNITA para servir o partido numa posição diferente [concorria a Presidente da República]. Mantenho e reafirmo esta decisão", disse, esta quarta-feira (27.09.), Isaías Samakuva, na abertura da quarta reunião ordinária da Comissão Política do Comité Permanente da UNITA, que decorre em Viana, arredores de Luanda.

Recorde-se que Isaías Samakuva foi eleito presidente da União Nacional para Independência Total de Angola (UNITA) em 2003, na sequência da morte em combate, no ano anterior, do líder e fundador da UNITA, Jonas Savimbi, o que levou ao fim da guerra civil de quase 30 anos em Angola.

Na terça-feira (26.09.), João Lourenço foi empossado como terceiro Presidente da República de Angola, após a vitória (61%) do MPLA nas eleições gerais de 23 de agosto, sucedendo a 38 anos no poder de José Eduardo dos Santos.

Congresso extraordinário elegerá novo líder da UNITA

Para o líder do maior partido na oposição em Angola, o segundo mais votado nas eleições gerais, que viu o número de deputados eleitos quase duplicar, para 51, "é chegado o momento de se desencadear um novo processo conducente a materialização da sua decisão", propondo por isso a realização de um congresso extraordinário.

"Esta reunião deverá hoje (27.09.) proceder à definição da data em que a Comissão Política do Partido vai reunir, para que além de analisar o relatório da campanha eleitoral que possa também, nos termos dos estatutos, ser ouvida quanto à realização de um congresso extraordinário para eleição do novo presidente do partido", observou Isaías Samakuva.

Tendo ainda considerado na sua intervenção que os angolanos conferiram à UNITA novas responsabilidades muito mais abrangente do que os números eleitorais parecem transmitir - o partido contesta os resultados oficiais divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral -, Samakuva afirmou que o partido se tornou "um património nacional depositário fiel das aspirações de liberdade e dignidade dos angolanos".

"O nosso partido está e vai estar à altura desta confiança, vamos por isso assumir as nossas responsabilidades e continuar a servir o povo, ao lado do povo e ao serviço do povo", concluiu.

Saltar a secção Mais sobre este tema