1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Líderes europeus tentam manter acordo nuclear com Irão

Bernd Riegert | nn | Gustav Hofer
16 de maio de 2018

Ministro do Negócios Estrangeiros do Irão em périplo diplomático para discutir continuidade de acordo nuclear. Homólogo alemão diz que acordo traz segurança e estabilidade.

https://p.dw.com/p/2xnDk
Líderes europeus reuniram-se, em Bruxelas, com o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Javad ZarifFoto: picture-alliance/Photoshot

Desde que o Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou a saída dos Estados Unidos da América do acordo nuclear, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Javad Zarif, iniciou uma verdadeira maratona diplomática. Na terça-feira (15.05), por exemplo, esteve em Bruxelas, depois de nos últimos dias ter passado por Moscovo e Pequim.

Na bagagem, tem a difícil tarefa de encontrar terreno comum com os outros cinco signatários do acordo nuclear - a Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha. O objetivo é manter o pacto vivo.

Na segunda-feira (14.05), em Bruxelas, a líder da política externa da União Europeia, Federica Mogherini, afirmou que os esforços diplomáticos das partes envolvidas podem conduzir a "soluções práticas" nas próximas semanas.

Belgien Brussel - Irans Außenminister Javad Zarif und Federica Mogherini
Federica Mogherini diz que há "terreno comum" nas negociações para a continuidade do acordoFoto: Reuters/T. Monasse

Mogherini considerou que a reunião foi "positiva" e que foi possível encontrar consenso em relação a algumas das medidas a pôr em prática.

"Reafirmámos, em conjunto, a nossa determinação em continuar a implementar o acordo nuclear em todas as suas partes, de boa fé e num ambiente construtivo, e concordámos em continuar a debater a todos os níveis com todos os signatários do acordo nuclear iraniano", comentou a chefe da diplomacia europeia.

Irão pede garantias

Teerão quer garantias dos signatários de que o acordo nuclear manter-se-á em vigência, mesmo sem os EUA e pede uma resposta em 60 dias. O Irão exige compensações financeiras assim que as sanções norte-americanas entrarem em vigor.

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Heiko Maas, defende que é necessário que o Irão receba "incentivos" para permanecer no acordo, pelos resultados que este acordo traz.

Líderes europeus tentam manter acordo nuclear com Irão

"É claro que este acordo proporciona segurança à Europa. Sem este acordo, haverá mais insegurança e incerteza sobre os desenvolvimentos no Irão e no Médio Oriente, e é isso que nós queremos evitar", explicou Maas.

Os EUA querem punir empresas e Estados que continuem a cooperar com o Irão. O ministro francês da Economia, Bruno Le Maire, já anunciou que França vai criar um mecanismo de proteção para as suas empresas. A Comissão Europeia pretende introduzir medidas similares.

O acordo nuclear celebrado em 2015 tem como objetivo impedir o Irão de desenvolver armas nucleares. Em troca, foram levantadas sanções económicas contra aquele país.

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Javad Zarif, quer garantias de que os restantes signatários, sem os EUA, conseguem cumprir o pacto.

"Acredito que este é um bom começo, ainda não estamos lá, mas começámos o processo e precisamos de receber as garantias que nos foram dadas. Vamos ver como podemos, da melhor forma, avançar nesse sentido".

Saltar a secção Mais sobre este tema