1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Libéria escolhe sucessor da primeira Presidente africana

Martina Schwikowski | tms | Lusa | Reuters
10 de outubro de 2017

Mais de dois milhões de liberianos vão esta terça-feira (10.10) às urnas para eleger um novo Presidente. A votação é um ponto de viragem na história do país. A atual Presidente, Ellen Johnson Sirleaf, não se recandidata.

https://p.dw.com/p/2lXsi
Ellen Johnson Sirleaf foi distinguida com o Prémio Nobel da Paz em 2011
Ellen Johnson Sirleaf foi distinguida com o Prémio Nobel da Paz em 2011Foto: picture alliance/abaca

Estas são as terceiras eleições desde o final da guerra civil em 2003 e as primeiras sem a Ellen Johnson Sirleaf, a primeira mulher eleita democraticamente Presidente em África e que esteve 12 anos no poder.

A Presidente, que em 2011 foi escolhida como Prémio Nobel da Paz, diz que não quer que a Constituição seja alterada, só para que ela se perpetue no poder. Na véspera das eleições, Ellen Johnson Sirleaf lembrou aos eleitores que o futuro do país está nas mãos deles. "Votem nas pessoas que acreditam tornarão a Libéria um lugar melhor", apelou.

Lista de 20 candidatos

De acordo com a comissão nacional eleitoral, 20 candidatos disputam a presidência. Entre eles está o vice-presidente Joseph Boakai, de 72 anos, que concorre sem o apoio da Presidente. "O nosso partido está unido. O não envolvimento da Presidente não representa desunião", justificou o candidato.

Libéria escolhe sucessor da primeira Presidente africana

Joseph Boakai faz um balanço positivo dos 12 anos de Governo da Presidente, mas reconhece que é preciso melhorar. "Os maiores problemas são a falta de emprego, a reconciliação e problemas de saúde", afirma o vice-presidente, que propõe melhorar a infraestrutura do país se for eleito.

O vice-presidente também promete combater a corrupção. "Penso que há diferentes aspetos de governança, que têm a ver com a administração. A Presidente teve o seu estilo e talvez a corrupção não tenha sido suficientemente combatida, mas garanto que posso lidar com a corrupção".

Ex-jogador e ex-modelo na corrida

Outro candidato é o antigo futebolista e atual senador George Weah, do maior partido da oposição. Em 2005, Weah foi derrotado por Sirleaf nas primeiras eleições democráticas da Libéria. Agora, o candidato aliou-se à senadora Jewel Taylor, ex-mulher do antigo Presidente Charles Taylor - conhecido por promover a guerra civil no país. A senadora é considerada a segunda mulher mais forte na política liberiana e tem um grande número de eleitores.

George Weah aliou-se à senadora Jewel Taylor
George Weah aliou-se à senadora Jewel TaylorFoto: Reuters/T. Gouegnon

Também se destaca como candidato nestas presidenciais o advogado Charles Brumskine, que faz parte da terceira maior força política no Congresso e já concorreu nos dois últimos pleitos.

A única candidata mulher nestas eleições é a ex-modelo e ativista dos direitos humanos MacDellaa Cooper.

O novo Presidente da Libéria deverá ser conhecido até 25 de outubro. O próximo chefe de Estado assumirá o controle de uma economia prejudicada pela crise internacional e pela epidemia de ébolaque assolou o país em 2014.