1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Presidenciais: Libéria escolhe novo líder na segunda volta

AP | Reuters | DPA | Lusa | tms
26 de dezembro de 2017

Após denúncias de fraude na primeira volta, eleitores vão às urnas novamente para eleger o sucessor de Ellen Johnson Sirleaf. Primeiros resultados oficiais provisórios devem ser divulgados horas depois da votação.

https://p.dw.com/p/2pxWF
Votação em Monróvia, capital da LibériaFoto: Getty Images/AFP/I. Sanogo

Cerca de 2,2 milhões de eleitores liberianos devem eleger nesta terça-feira (26.12), na segunda volta das presidenciais, o sucessor da Presidente Ellen Johnson Sirleaf. Os dois candidatos são o vice-Presidente cessante Joseph Boakai e a "estrela" do futebol e senador George Weah.

A votação acontece com algumas semanas de atraso, provocado pelas denúncias de fraude eleitoral na primeira volta. O Supremo Tribunal decidiu, portanto, suspender temporariamente a realização do pleito, que deveria ter ocorrido a 7 de novembro.

A comissão eleitoral garantiu cumprir todas as ordens do Supremo para a realização da segunda volta, que incluíam a reorganização da lista de eleitores.

Votação tranquila

Segundo as agências de notícia, as urnas abriram sem problemas nas 5.390 mesas de voto em todo o país às 7h locais. Na capital Monróvia, os agentes eleitorais disseram à agência Reuters que as primeiras indicações apontavam para uma menor participação dos eleitores em relação à primeira volta.

Liberia Wahlen 2017
Em Monróvia, eleitores formaram filas desde cedo nos locais de votaçãoFoto: Reuters/T. Gouegnon

Na cidade satélite de New Georgia, a oeste de Monróvia, centenas de eleitores deslocaram-se para as mesas de voto ainda antes do sol nascer. Muitos utilizaram lanternas para confirmar os nomes nos cadernos eleitorais.

"Precisamos de um líder que leve o país para a frente, não para trás", disse o eleitor Samuka Donzo à agência de notícias Associated Press. "Na Libéria, está difícil sobreviver. Precisamos de um líder que torne os preços dos bens essenciais mais baratos, para que não tenhamos de continuar a deslocarmo-nos aos países vizinhos para adquiri-los", acrescentou.

O vice-Presidente e candidato votou em Paynesville e afirmou que "é um grande dia para a Libéria, de demonstração da democracia". Ele disse também que aceitará os resultados desde que estes "respeitem todos os padrões [eleitorais]".

George Weah também falou depois de votar. "Este é um bom processo, e muito pacífico, o que é o mais importante", disse ele. "Subscrevemos uma eleição pacífica, livre e justa, então sabemos que o processo será transparente. É o que esperamos", ressaltou.

Primeira volta

Liberia Wahlen 2017 - Wahlplakat
Foto: Getty Images/AFP/Seyllou

Na primeira volta, Boakai e o partido governista contestaram os resultados e acusaram a comissão eleitoral de fraude. A denúncia, no entanto, não foi comprovada pela justiça. Na votação, que teve 75% de participação dos eleitores, George Weah e Joseph Boakai não conseguiram atingir mais de 50% dos votos – Weah ficou com 39%, enquanto que o vice-Presidente terminou com 29,1%.

Esta é a primeira vez em mais de 70 anos que a Libéria vai passar por uma transição de poder de forma democrática, depois de terminados os dois mandatos constitucionalmente permitidos da atual Presidente, Ellen Johnson Sirleaf – a primeira mulher a presidir um país em África e Nobel da Paz em 2011. 

Após a votação desta terça-feira, que vai até às 18h locais, a comissão eleitoral deverá divulgar os primeiros resultados oficiais provisórios antes da meia-noite. Segundo a lei, o órgão eleitoral tem até duas semanas para dar a conhecer os resultados finais da segunda volta.

Como observadores internacionais participam a União Europeia, a União Africana e a Comunidade Económica dos Esatdos da África Ocidental (CEDEAO).

Saltar a secção Mais sobre este tema