1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Militante da UNITA faz duplo registo, acusa governante

20 de abril de 2017

O secretário de Estado para os Assuntos Institucionais e Eleitorais suspeita que a UNITA está por trás de um caso de um cidadão registado duas vezes. UNITA nega, afirmando que duplo registo se deve a "falha técnica".

https://p.dw.com/p/2beHt
Adao Francisco in Berlin
Foto: Cristiane Vieira Teixeira

O secretário de Estado para os Assuntos Institucionais e Eleitorais, Adão de Almeida, disse que o Ministério encontrou um caso de duplo registo eleitoral de um militante da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), suspeitando do envolvimento do maior partido da oposição.

A revelação foi feita durante um encontro realizado pelo Ministério da Administração do Território, em que participaram os representantes de vários partidos políticos, incluindo a UNITA e o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), no poder.

De acordo com Adão de Almeida, "o cidadão em causa fez dois registos, ambos submetidos a análises biométricas", para provar alegadas irregularidades no processo eleitoral.

Afirmando que o caso já tinha sido reportado pela UNITA em novembro de 2016, o secretário de Estado interrogou: "[o partido] vem denunciar publicamente um cidadão que é membro da comissão municipal eleitoral e que tem dois cartões. O que devia ter sido feito neste caso? Dizer publicamente que o sistema não é fiável porque ele tem dois cartões? Ou pegar no caso e mandar para a Procuradoria para o cidadão responder criminalmente por ter feito dois registos?".

Militante da UNITA faz duplo registo, acusa governante

Resposta da UNITA

Contactado pela DW África, Vitorino Nhany, secretário para os Assuntos Eleitorais da UNITA, afirma que, ao imputar culpas à UNITA, o secretário de Estado para os Assuntos Institucionais e Eleitorais está a agir de má fé. 

Nhany afirma que o que Adão de Almeida pretende "é contrariar todas as aberrações que foram verificadas no próprio processo eleitoral". 

"Se formos honestos, o senhor Adão de Almeida é membro do Comité Central do MPLA. E esse membro do Comité Central do MPLA é que conduziu o próprio registo eleitoral", lembra.

O responsável da UNITA nega que o partido tenha instruído o militante a fazer dois registos, dando conta que o duplo registo se deve a uma falha técnica.

Nhany sublinha que a UNITA  espera que haja transparência no processo eleitoral e que, por essa razão, pediu reuniões técnicas para debater o assunto em fevereiro.

"O que pedimos foi uma reunião técnica entre os técnicos do partido e do registo eleitoral. Seria neste encontro onde iríamos apresentar uma série de aspetos de duplicidade de cartões ou de registo para isso ser corrigido, mas até à presente data nunca tivemos resposta", explica.

Saltar a secção Mais sobre este tema