1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique em estado de emergência por causa da seca

Thiago Melo19 de agosto de 2016

Organização das Nações Unidas (ONU), em conjunto com o Governo do país e outras instituições, atua para levar água, saneamento e alimentos para as zonas mais afetadas.

https://p.dw.com/p/1JlxB
O rio Limpopo praticamente sem água devido à seca em curso em MoçambiqueFoto: UNICEF/Sebastian Rich

Moçambique está sofrendo a pior seca dos últimos 35 anos por causa do fenómeno El Niño, que aumenta a tempetura do mar do Pacífico e altera o regime de chuvas em várias regiões do planeta. Milhares de famílias em diversas províncias do país enfrentam a escassez de água e alimentos. Por isso, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em conjunto com o Governo moçambicano e outras instituições, está agindo de forma emergencial para atender os afetados pela seca.

De acordo com o especialista de Emergência e Redução de Riscos de Desastres da UNICEF em Moçambique, Tito Bonde, as ações de resposta à seca em Moçambique estão focadas em três pontos principais: nutrição, acesso a água e saneamento.

“Temos o abastecimento de água a partir de camiões cisternas na província de Maputo e no distrito de Magude. E temos também em curso algumas atividades que se centram na abertura de furos multifuncionais, que são aqueles que fornecem água para o consumo humano e para o abeberamento do gado e consumo animal”, explica Bonde.

As ações de absatecimento de água e saneamento serão acompanhadas de atividades de conscientização, acrescenta o especialista: “Essas ações também são acompanhadas por atividades de higiene e formação, e atividades que visam a educação da população para um consumo mais racionalizado no contexto em que há escassez de água”.

Mosambik Mahonhane Frau mit Wasserbehälter auf Kopf
Comunidades nas províncias mais afetadas recebem água diariamente por meio de camiões cisternasFoto: UNICEF/Sebastian Rich

O plano emergencial inclui a segurança alimentar das famílias, visto que boa parte da população está sem alimentos devido a seca.

“Na área de nutrição, nós trabalhamos com o Ministério da Saúde, e fazemos a identificação de casos de desnutrição crónica severa ou má nutrição crónica severa em crianças, e também trabalhamos para a identificação de casos de má nutrição em mulheres grávidas e a amamentar”, ressalta Tito Bonde.

Ações emergenciais para milhares de pessoas

A seca provocada pelo fenómeno El Niño afeta milhares de pessoas por causa da escassez de chuvas, redução do nível dos rios e, consequentemente, a morte de animais e problemas na produção de alimentos por meio da agricultura. O especialista da UNICEF diz que as ações devem atender um público alvo.

Segundo Bonde, para as intervenções de água e saneamento, o grupo alvo é cerca de 120 mil pessoas, que também terão acesso a um pacote de promoção de higiene na comunidade.

“Quanto a questão da nutrição”, afirma, “estamos a falar de cerca de 27 mil crianças de má nutrição aguda severa, e cerca de 150 mil mulheres grávidas e a amamentarem. Estes são os alvos a serem priorizados no âmbito da resposta à seca”.

Mosambik Mahonhane neue Wasserpumpe
Foto: UNICEF/Sebastian Rich

Províncias mais afetadas pela seca

As crianças em estado de má nutrição, de acordo com a UNICEF, serão atendidas por meio de tratamento com alimentos especiais, distribuídos nas zonas mais afetas pela seca.

“No âmbito das interveções da nutrição, estamos a trabalhar nas seis províncias mais afetadas pela seca. Seria na província de Maputo, Gaza, Inhambane, Tete, Manica e Zambézia. Portanto, nós temos atividades de nutrição a partir das brigadas móveis e com os centro de saúde”, assegura.

Para amenizar os efeitos da seca, a UNICEF, de acordo com Tito Bonde, está disponibilizando diaramente entre 7 a 10 litros de água por pessoa nas províncias mais prejudicadas pela escassez do líquido. Segundo o especialista, estas são quantidades mínimas estabelecidas por padrões internacionais utilizados pela ONU em situações de emergência.

“Com relação às interveções do setor de água e saneamento”, esclarece Bonde, “nós temos neste momento intervenções na provincía de Maputo, e estamos num estágio avançado de interveções também na província de Tete. Na província de Tete, estamos a trabalhar concretamente para a abertura de furos de água multifuncionais, e pequenos sistemas e abastecimento de água a partir de camiões cisternas na província de Maputo”.

[No title]

Saltar a secção Mais sobre este tema