1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moody's alerta credores para "perdas consideráveis"

Lusa | gcs
31 de agosto de 2017

A Moody's considera que o Governo moçambicano mostra falta de vontade em dar prioridade aos pagamentos da dívida. A agência de "rating" prevê "perdas consideráveis" para os credores privados.

https://p.dw.com/p/2j8xX
Foto: picture alliance/ANP/L. van Lieshout

"O Governo de Moçambique não fez pagamentos relativos a diversos instrumentos de dívida desde o início de 2017, pendente de uma reestruturação", lembrou Lucie Villa, vice-presidente da Moody's e analista sénior, coautora de uma análise anual sobre o país, divulgada esta quinta-feira (31.08).

"O registo de incumprimentos do Governo indica a sua falta de vontade em dar prioridade aos pagamentos da dívida", acrescentou.

A agência considera que o Governo pode "tentar impor perdas maiores para os credores privados, o que aumentaria a probabilidade de o Fundo Monetário Internacional (FMI) estar disposto a prestar apoio financeiro".

A classificação de Caa3 (a penúltima mais baixa, além de incumprimento total), com perspetiva negativa, reflete essa expetativa, referiu a Moody's.

Nos detalhes da avaliação, a agência aponta que "o quadro institucional muito fraco de Moçambique é um desafio fundamental ao crédito, exemplificado pela não divulgação de empréstimos, garantidos pelo Governo, de duas empresas estatais, Mozambique Asset Management (MAM) e Proindicus" - naquele que ficou conhecido como o caso das dívidas ocultas. 

Schiffsplattform Saipem 10K
Moody's vê boas perspetivas para a economia moçambicana a longo prazo, com exploração de gás naturalFoto: ENI East

Curto prazo difícil, mas futuro risonho

A Moody's alerta ainda para deficiências identificadas nas estruturas nacionais no registo de dados.

Por outro lado, a força fiscal do Governo é avaliada como sendo "Muito Baixa (-)", refletindo "elevados e crescentes níveis de dívida pública e altos níveis de exposição financeira a riscos monetários". 

"A alta dívida pública - que era 102% do PIB em 2016 - e a falta de acesso ao financiamento, especialmente externo, para cobrir défices fiscais e pagamentos de dívida, impõe restrições ao crédito", acrescentou a Moody's.

A força económica de Moçambique é categorizada como "Baixa (+)", devido a fatores como "pequena dimensão" da economia, "diversificação limitada, fraco desenvolvimento de infraestruturas e baixos rendimentos per capita". 

Ainda assim, a Moody's considera que o país tem boas perspetivas de crescimento a longo prazo, referindo que a exploração de gás natural liquefeito será um momento de viragem "para o desempenho das exportações de Moçambique, para as receitas do Governo e para a economia em geral".

A Moody's prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique cresça 4,7% em 2017 a partir de um valor de 3,8% em 2016, números que se encontram abaixo do histórico do país e que resultam do impacto causado pelos baixos preços das matérias-primas e reduzida implementação de projetos no setor mineral, conclui a agência.

Saltar a secção Mais sobre este tema