1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Movimento revolucionário de Angola diz-se vítima de agressões e roubos

António Cascais28 de maio de 2014

Acusações de violências físicas e roubos por parte da PIR (Polícia de Intervenção Rápida) são lançadas pelos jovens manifestantes, um dia depois da sua detenção. As vítimas anunciam que vão apresentar queixa em Tribunal.

https://p.dw.com/p/1C8bK
Foto: DW/M. Vieira

Em Angola práticamente todos os partidos da oposição - Bloco Democrático, Casa-CE, UNITA e PRS - condenaram as detenções - ontem - terça-feira - de vários jovens ativistas que tinham convocado uma manifestação sob o lema "chega de chacinas em Angola".

Jovens manifestantes tratados de forma desumana

Recorde-se que mais de 20 jovens manifestantes foram detidos e depois tratados de forma desumana. Segundo se pode ler num comunicado do Bloco Democrático (BD), os jovens foram "atirados à rua, várias horas depois da detenção, a dezenas de quilometros de distância do local onde tinham sido inicialmente presos". Um dos jovens detidos, Pedrowski Teca, confirma.

“Fomos presos às 15 e libertados apenas às 20horas. Fomos levados para a unidade da Polícia de Intervenção Rápida (PIR) e houve uma sessão de espancamentos. A polícia chegou ao ponto de nos fechar numa carrinha e atirar para dentro do veículo uma bomba com gás pimenta que ardia nos olhos e na pele. Foi simplesmente horrível."

PIR "neutralizou" manifestantes antes dos espancamentos

Para Pedrowski, a atuação dos elementos da Polícia de Intervenção Rápida, PIR, foi a maneira que encontraram para neutralizar os jovens para depois “nos baterem muito e nos transferir em seguida para um páteo. Trouxeram-nos de Luanda e fomos abandonados em Catete. Pelo caminho entre Luanda e Catete fomos obrigados a ficar com a cabeça para baixo, num calor infernal, enquanto nos pisavam e éramos bastonados. Pelo facto, vários jovens foram parar ao hospital”.
Os jovens, para além de serem espancados, terão também sido roubados. Segundo descreve Pedrowski Teca: "Tiraram-nos os cintos, os anéis e todo o dinheiro que tínhamos. Os telefones também, mas estes foram-nos devolvidos. Nem o nosso dinheiro nem os anéis foram-nos entregues.Os polícias da PIR apropriaram-se indevidamente dos nossos bens”.

Luanda Angola Afrika Beerdigung Repression Demonstration
Manifestação em Luanda contra o governo em novembro de 2013Foto: Pedro Borralho Ndomba

Os jovens decidiram apresentar queixa no tribunal

A lista de detidos conta com vários representantes do denominado '"movimento revolucionário", que têm vindo a convocar manifestações, a maior parte delas reprimidas com mais ou menos violência, por parte da polícia angolana. Alguns dos nomes: Raul Mandela, António Camilo, Pedrowski Teca, Manuel Chivongue Nito Alves, Adolfo Campos, Emiliano Catombela, McLife Bunga, Agostinho Pensador e Abrão Cativa.

A DW tentou obter uma reação por parte da polícia nacional de Angola. Mas o porta-voz, não quis comentar o assunto. Os jovens - entretanto - prometem não desarmar. Adolfo Campos, outro membro do grupo, mostra-se determinado e afirma falar em nome da maior parte dos integrantes do movimento revolucionário: “Isso não vai parar por aqui porque simplesmente aumentou a nossa ira, a nossa fúria. Depois de nos espancarem tiveram ainda a coragem de lançar bombas de gás lacrimogéneo e trancaram-nos lá dentro. Querem mesmo matar os jovens”.Os próximos passos estão agora a ser estudados pelos jovens. Tudo indica que o caso transitará para a justiça. Segundo Adolfo Campos, “vamos apresentar uma queixa contra o comandante geral da Polícia de Angola e o ministro do Interior, porque o que vem acontecendo é uma situação muito grave. Estamos num país completamente abandonado...o povo está totalmente abandonado."

[No title]