1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Llibertação imediata para os ativistas

Pedro Borralho Ndomba (Luanda)4 de setembro de 2015

Todas as semanas familiares, amigos e apoiantes dos jovens presos realizam em Luanda, sob olhar de forte aparato policial, concentrações, vigílias e marchas para exigirem a libertação imediata dos ativistas.

https://p.dw.com/p/1GRKF
Foto: DW/N. Sul de Angola

Sucedem-se em Luanda iniciativas visando a libertação dos jovens detidos, há mais de dois meses, pelas autoridades angolanas, sob alegação de planearem um golpe de Estado.

A iniciativa mais recente ocorreu esta sexta-feira (04.09), organizada por ativistas do Movimento Revolucionário, que decidiram reunir-se, esta sexta-feira, no triângulo do mercado dos Congoleses, no distrito urbano do Rangel, em Luanda.

Como vem sendo hábito, os participantes na concentração exigiram a libertação dos jovens acusados de tentarem planear um golpe de Estado contra o Governo do Presidente José Eduardo dos Santos.

Jovens foram cercados pela secreta

Os promotores da iniciativa disseram à DW África, que foram cercados por agentes da polícia secreta. Mas, apesar da atuação dos agentes dos serviços secretos, os jovens angolanos garantem que os protestos vão continuar.

"Estamos a pedir a liberdade incondicional para os nossos irmãos. Se não o fizerem, não vamos parar de manifestar", disse à DW África o ativista que se autodenomina Baixa de Cassange.

Angola Demonstration - Mütter von Aktivisten
Manifestação em Luanda das mães e familiares dos jovens ativistas detidos (08.08.2015)Foto: DW/P. Ndomba

Também hoje, o pai do ativista de 19 anos, Nito Alves, Fernando Baptista, foi interrogado pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC). Mais tarde confirmou à DW África que o filho está atualmente no hospital-prisão de São Paulo (Luanda) e que o jovem se queixa de várias patologias.

"O estado de saúde do Nito Alves é muito preocupante. Está desnutrido, com grandes dificuldades de visão e o resultado das últimas consultas feitas indicam que está com malária cerebral", contou Fernando Baptista.

Saúde dos ativistas presos inspira cuidados
Na verdade, o estado de saúde de alguns dos ativistas encarcerados em várias unidades prisionais da capital angolana, continua a preocupar os familiares.

Nito Alves
Nito Alves, um dos jovens ativista presoFoto: Maka Angola

O jovem Arante Kivuvu, que esteve na cadeia de São Paulo, onde chegou no sábado (29.8), para receber assistência médica, foi novamente transferido para a cadeia de Calomboloca, sem ter sido observado por um médico, contou a irmã do preso, Lídia Lopes, ao portal de noticias Rede Angola.

Também Baixa de Cassange, disse que "os ativistas que visitaram o jovem Arante Kivuvu, puderam constatar que ele está com a barriga muito inflamada".

Movimento Revolucionário insiste na libertação imediata dos jovens ativistas

Saltar a secção Mais sobre este tema