1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Edil de Nampula em rota de colisão com o MDM

Sitoi Lutxeque (Nampula)
7 de fevereiro de 2017

O edil de Nampula está revoltado com o seu partido, o MDM. Mahamudo Amurane acusa a formação de querer prejudicá-lo, por alegadamente ser intolerante com atos de corrupção. O MDM diz que as acusações são infundadas.

https://p.dw.com/p/2X8IV
Mahamudo Amurane, presidente do Conselho Municipal da cidade de Nampula, MoçambiqueFoto: DW/Nelson Carvalho Miguel

O mau clima entre a segunda maior força da oposição, o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), e Mahamudo Amurane, edil da cidade de Nampula, norte do país, começou nos finais de 2014, segundo contou o edil à imprensa moçambicana na manhã desta terça-feira (07.02.): "Tudo começou com as pressões, porque tenho vindo a destituir pessoas [do cargo de chefia], e por não compactuar com a utilização de recursos públicos para usos do partido. É justamente por causa disso que acontecem situações desta natureza, de difamação."

Refira-se que desde o início do seu mandato em 2014, o presidente do Município de Nampula já promoveu e despromoveu mais de uma dezena de pessoas ligadas ao MDM. Por causa disso, o edil é considerado intolerante e igualmente se diz que presta maus serviços aos cidadãos. E a situação tem gerado muito descontentamento.

Amurane diz ainda que "o MDM pretende denegrir a imagem do presidente Amurane justamente porque não compactua com atos de corrupção."

Nampula /Edil problemas com MDM - MP3-Mono

Amurane também suspeito de corrupção

A situação também já atingiu a sua família que, de acordo com o edil, "passou por momentos de muita intimidação por parte dos membros do MDM."

Mahamudo Amurane conta: "Começaram a cercar a minha esposa no sentido de intimidá-la, para que eu possa ter posições mais favoráveis ao partido. E quando viram que o método não surtiu efeito avançaram para uma outra campanha."

Recentemente, veio a público Maria Marovica, antiga chefe da bancada do MDM na Assembleia municipal, para denunciar que "outros estão a trabalhar para dar dinheiro ao senhor Amurane para comprar casa em Portugal [onde vive a sua família, alegadamente às custas de desvios do erário público]."

Saltar a secção Mais sobre este tema