1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Empresa de silvicultura garante desenvolvimento social

Romeu da Silva (Maputo)20 de março de 2015

Mais uma empresa vai explorar a área florestal em Moçambique. Trata-se da Portucel-Moçambique que está a investir na implementação de um programa de desenvolvimento social na área de sivicultura, no centro do país.

https://p.dw.com/p/1EuW0
Uma plantação de eucalipto na província do Niassa, norte de MoçambiqueFoto: DW/J. Beck

A Portucel-Moçambique iniciou um programa de investimento para desenvolver um projeto integrado de silvicultura em Moçambique. O Governo de Maputo concedeu mais de 350 mil hectares de terra para plantar eucalipitos, nas províncias centrais de Manica e Zambézia.

A empresa tem um leque de projetos que inclui, além de plantações florestais, a produção de pasta de papel e energia verde. Foram investidos para o efeito cerca de 40 milhões de euros.

O projeto deverá abranger áreas pertencentes a 24 mil famílias. Mas Pedro Moura, da área de projetos da Portucel, deixou uma garantia: "será completamente assegurada a sua terra para continuar a fazer a sua agricultura e as suas atividades tradicionais. Portanto, garantidamente ninguém poderá, na área do projeto, dizer que ficou sem terra".

Portucel garante respeito ao ecossistema e as comunidades

A empresa portuguesa comprometeu-se a implementar um inovador modelo de mosaico nas suas plantações de eucalipto, integrando-as nas áreas protegidas do ecossistema moçambicano.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da Portucel-Moçambqiue, Diogo da Silveira, as comunidades terão também benefícios neste projeto: "O projeto da Portucel em Moçambique foi concebido de modo a partilhar o fruto dos seus sucessos com as pessoas e com o país, seja através da criação de emprego, de fomento do aparecimento de uma rede empresarial na região, da atuação junto das comunidades, da melhoria de infraestrutura ou ainda o reforço da balança comercial do país."

New Forest-Projekt in Zentral Mozambik Pedro Moura
Pedro Moura, responsável da área de projetos da PortucelFoto: DW/R. da Silva

Financiador satisfeito com a iniciativa

A Cooperação Financeira Internacional (IFC na sigla em Inglês), membro do Banco Mundial, que financia o projeto, acredita que este tem potencial para se tornar num dos maiores investimentos rurais de Moçambique.

Também para o vice-presidente executivo da Cooperação Financeira Internacional, Jin-Yong Cai, o desenvolvimento florestal terá impato positivo para as famílias: “Esta segunda fase do projeto que assinamos visa ajudar as pequenas empresas locais a desenvolver a agricultura, saúde e educação, serviços de extensão rural, acesso aos mercados bem como às micro-empresas.”

A Portucel-Moçambique é subsidiária do Grupo Portucel Soporcel, o maior produtor europeu de papéis finos de impressão e escrita não revestidos e de pasta branqueada de eucalipto.

New Forest-Projekt in Zentral Mozambik
Jin-Yong Cai (esq.) e Diogo da Silveira durante a assinatura do acordoFoto: DW/R. da Silva

[No title]