1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Teatro

"Os Meninos de Ninguém" em Estugarda

Nádia Issufo
15 de novembro de 2016

O Mutumbela Gogo voltou a pisar os palcos da Alemanha depois de cerca de quatro anos. Uma razão especial para o grupo moçambicano estar cá: homenagem ao escritor e encenador sueco Henning Mankell que morreu há um ano.

https://p.dw.com/p/2SkBT
"Os Meninos de Ninguém", Grupo de teatro Mutumbela Gogo
Foto: DW/N. Issufo

"Os meninos de ninguém" voltam aos palcos depois de mais de 20 anos. Este ano coube a vez ao público de Estugarda, na Alemanha, assistir a esta peça do maior e mais antigo grupo de teatro de Moçambique, o Mutumbela Gogo. No último fim de semana (12 e 13 de novembro) a sala do Theater Tri-bühne tornou-se pequena para tanta gente. A cada dois anos o Tri-bühne realiza um festival e a edição deste ano é em homenagem a Henning Mankell, escritor e encenador sueco, que faleceu a 5 de outubro de 2015.

Manuela Soeiro, diretora do Mutumbela Gogo
Manuela Soeiro, diretora do Mutumbela GogoFoto: DW/N. Issufo

Mankell foi um dos encenadores dos "Meninos de ninguém" ao lado de Manuela Soeiro, diretora do Mutumbela Gogo. Segundo ela, "foi uma peça em que o Henning esteve envolvido, por outro lado é uma peça carismática do grupo e quisemos, não só a nós mas as pessoas que assistiram que nós moçambicanos também queríamos de uma forma informal dizer obrigado Henning. E o grupo que trabalhou com Henning somos nós e eles [Theater Tri-bühne] pediram-nos para estar cá e participarmos desta homenagem."

Meninos de rua, um problema contínuo

A peça retrata a vida dos meninos de rua na cidade de Maputo na década de oitenta. Moçambique, sob regime socialista, vivia uma guerra civil que fez muitos órfãos e deslocados internos que deambulavam pela capital do país. A luta pela sobrevivência, a violência, os traumas e o amor são representados na peça numa perspetiva bem dura, como a situação exigia.

Edith Koerber, diretora do Teatro Tri-bühne
Edith Koerber, diretora do Teatro Tri-bühneFoto: DW/N. Issufo

A diretora do Tri-bühne, Edith Koerber, explica que a peça foi escolhida para o festival porque "foi uma das primeiras encenadas pelo Henning em parceria com o Mutumbela Gogo. E o tema continua atual. E aqui na Alemanha é bem conhecido o livro dele  "Der Chronist der winde" em português o "Cronista do vento", escrito depois da encenação dos "Meninos de ninguém" que retrata a vida dos meninos de rua" e Koerber revela: "Esse é um dos meus livros preferidos do Henning Mankel".

Graça Silva é uma das atrizes do Mutumbela Gogo. Participou na sua primeira edição e mais de duas décadas depois volta a encarnar uma das personagens, Nascimento. Graça Silva não tem ilusões quanto a solução para o velho fenómeno dos meninos de rua e diz que "em termos de história não mudou nada. Os mesmos problemas que aconteciam quando fizemos a peça são os mesmos que acontecem hoje. Então, essa peça é uma história para a vida toda, é uma realidade que acredito que vai ser sempre contínua."

Graça Silva, atriz do Mutumbela Gogo
Atriz do Mutumbela Gogo, Graça SilvaFoto: DW/N. Issufo

Sangue novo no Mutumbela Gogo

Mas nem tudo nesta história é antigo, no Mutumbela Gogo há sangue novo. Depois de cerca de trinta anos de existência, que celebra este ano, o grupo abre as suas portas a jovens atores. Angelina Chavango faz de Rita, a menina albina da peça que é frequentemente rejeitada e alvo de troça dos outros meninos.Ela conta-nos o que significa trabalhar com o Mutumbela: "Nem sei expressar exatamente o que isso significa. Cresci a ver o Mutumbela e às vezes sonhava com as peças que passavam na publidade. E [hoje] estar a contracenar com ele é como se estivesse a realizar um sonho que não sabia que tinha. Cada dia e cada trabalho tem sido uma surpresa e tem sido estranho também pensar nessa surpresa. Um pensamento um bocadinho complicado".

15.11.16. Mutumbela ONLINE - MP3-Mono

E os sonhos que norteam a vida dos atores e dos personagens vão continuar a percorrer o mundo. O próximo destino dos "Meninos de ninguém" é Milão, na Itália, e por fim Lisboa, Tondela e Coimbra, em Portugal. Uma tournê que deve durar cerca de um mês.