1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

O acesso ao microcrédito em Moçambique - parte I

16 de janeiro de 2010

Quem em Cabo Delgado concede microcréditos? Quais as condições? Com que resultados? Microcrédito - uma possibilidade de saída da pobreza? Uma coprodução da Deutsche Welle e da Rádio Encontro, Nampula, Moçambique.

https://p.dw.com/p/LTSa
Produção de blocos para a construção: na região de Pemba muitos pequenos empresários recorrem ao microcrédito, passando assim a contribuir para a dinamização da economia local.Foto: DW/ António Cascais
Mozambique Überlandbus
O machimbombo (autocarro) utilizado pelos repórteres da Deutsche Welle da Rádio Encontro na viagem que fizeram de Nampula a Pemba: uma viagem inesquecível que demorou 9 horas.Foto: DW

Os microcréditos são usualmente vistos como forma de saída da pobreza, sobretudo para os excluidos, aqueles que não preenchem os critérios dos bancos normais por não terem suficientes garantias, isto é bens, que - caso não reembolsem o valor emprestado - possam ser penhorados.

António Cascais, repórter da Deutsche Welle, e Elísio João, da Rádio Encontro, viajaram de Nampula a Pemba (Província de Cabo Delgado).

Mozambique Landwirtschaft Hühnerzucht
A criação de frangos é um dos sectores com mais probabilidades de êxito, segundo apuraram os nossos repórteres.Foto: DW

Em Pemba falaram com representantes da fundação Aga Khan, uma das poucas instituições que trabalham na área dos microcréditos na Província de Cabo Delgado, assim como com pequenos empresários que conseguiram abrir ou ampliar o seu negócio com a ajuda de um pequeno empréstimo.

Mais de 1.200 clientes já recorreram ao programa de microfinanças da Aga Khan desde que - em 2003 - a fundação ismaelita se instalou em Cabo Delgado.