1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Paris promove debate sobre paz e segurança em África

Katrin Matthaei / Cristina Krippahl6 de dezembro de 2013

Cerca de 40 dirigentes africanos, incluindo dos países lusófonos, participam na cimeira do Eliseu que decorre em Paris, um dia após o Presidente francês anunciar o "arranque imediato" de mais uma ação militar em África.

https://p.dw.com/p/1ATsB
O Presidente francês, François Hollande, que assumiu o poder há um ano e anunciou uma nova política africanaFoto: Reuters

Na sua campanha eleitoral, o então candidato a Presidente da França, François Hollande, prometeu uma nova política africana. Mas até agora a sua política consistiu sobretudo em enviar soldados para ex-colónias francesas.

Após o Mali, segue-se agora a intervenção na República Centro-Africana (RCA). Nesta quinta-feira, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou uma resolução que autoriza Paris a utilizar a força na RCA e Hollande já anunciou o arranque imediato da ação militar no país.

Talvez se torne mais claro o que Paris entende por "nova política africana" na cimeira africana de dois dias que começa nesta sexta-feira (06.12), na capital francesa. Vão participar representantes de mais de 40 países, entre os quais muitos chefes de Estado e de Governo.

Conta-se ainda com ilustres convidados como o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, e sua colega na União Africana, Nkosazan Dlamini-Zuma.

O encontro tem o lema "Segurança e Paz em África". O objectivo é desenvolver estratégias de longo prazo para a responsabilização autónoma dos países africanos. Mas ninguém sabe ao certo como. O director do Instituto de Estudos Internacionais nos Camarões, Jean-Emanuel Pondi, diz que não se vislumbra uma linha clara na política africana da França.

"É uma política sem continuidade. Não é coordenada, nem coerente, nem virada para o futuro. Parece que a França só reage aos acontecimentos, em vez de os influenciar à partida," diz.

Cimeira do Eliseu também contempla negócios em África

Karte Afrika Übersicht
A África necessita de paz e segurança para poder desenvolver-seFoto: DW

A cimeira africana também contempla os negócios. 600 empresas africanas e francesas vão participar numa feira industrial. O ex-embaixador francês na República Democrática do Congo, Pierre Jacquemot, não considera que o facto seja extraordinário.

"Cresce a participação da China e da Índia no mercado africano, de modo que importa que as empresas francesas entendam que as relações económicas estão a transformar-se e que já não detêm o monopólio no continente," avalia.

Mas é precisamente isso que irrita muitos observadores, entre os quais o politólogo Jean-Emanuel Pondi.

"A África não é uma reserva de caça da qual se pode reivindicar bocados. Os americanos e os europeus são nossos amigos, tal como os chineses também," pondera. "Não temos que prestar contas a ninguém," defende.

O lema da cimeira parisiense não podia ser mais actual. A França está novamente em vésperas de intervir militarmente numa antiga colónia. Quatro mil soldados vão juntar-se a tropas africanas para tentar salvar do caos a República Centro-Africana.

Trata-se da segunda intervenção, após o Mali, desde que o Presidente Hollande assumiu o poder há um ano. Os críticos, em África, interrogam a seriedade de Paris ao anunciar uma nova política africana, para além da tradicional "Franceafrique" com o seu emaranhado de interesses entre a França e as antigas colónias.

No passado, as intervenções militares francesas serviram sempre para impor os seus interesses geopolíticos e económicos naquele continente.

Falta clareza na política africana da França?

O especialista em direito da universidade de Ouagadougou, no Burkina Faso, Luc-Marius Ibriga, saúda as duas missões militares francesas na perspectiva da preservação dos direitos humanos. Mas ao mesmo tempo receia uma nova forma de paternalismo francês.

Bildergalerie Gao Mali Besetzung Afrika MNLA Franzose Soldat Blauhelmtruppe MINUSMA
Soldados da missão militar francesa no MaliFoto: Katrin Gänsler

"É a mesma Franceafrique com roupagem nova," garante. Para ele, talvez haja mais africanos dispostos a aceitar a roupagem nova do que o conceito de Franceafrique defendido por Mitterrand, de Gaulle ou Pompidou. "Assim a França pode voltar a assumir o papel de salvador da África," critica.

Ibriga desconfia que o Presidente francês também quer distrair dos problemas internos na França, nomeadamente a crise económica e o aumento da taxa de desemprego.

No entanto, também este académico reconhece que pelo menos as novas intervenções militares da França são todas autorizadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas e integradas nas missões de organizações regionais africanas.

Os PALOP marcam presença

George Chikoti
George Chikoti, ministro das Relações Exteriores de Angola, é um dos participantes no encontro do EliseuFoto: dapd

A nível dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), os primeiros-ministros de Cabo Verde, José Maria Neves, da Guiné-Bissau, Rui de Barros, e de São Tomé e Príncipe, Gabriel Costa, estarão presentes na reunião, assim como o ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, e o dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Oldemiro Balói - em substituição do Presidente moçambicano, Armando Guebuza, que cancelou a deslocação a Paris na sequência do acidente de sexta-feira (29.11) com um avião das Linhas Aéreas de Moçambique que provocou 33 mortes.

No primeiro dia da cimeira, uma sessão plenária à porta fechada será dedicada à discussão das ameaças que atravessam o continente, como os tráficos, o terrorismo, a pirataria, as dificuldades de controlo das fronteiras, bem como a criação de uma força africana de ação rápida.

No sábado, os participantes analisarão as questões das parcerias económicas e do desenvolvimento, bem como das alterações climáticas.

A cimeira foi anunciada pelo presidente francês, François Hollande em maio em Addis Abeba, durante o 50° aniversário da criação da Organização da União Africana, que deu origem à UA em 2002.

[No title]