1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Polícia de Moçambique diz que agente que baleou se descuidou

Manuel David (Lichinga)17 de março de 2015

A Polícia da República de Moçambique (PRM), na província do Niassa, que baleou, na ultima quinta-feira (12.03.) cinco cidadãos, tendo ferido quatro e morto um, diz que o agente estava apenas a tentar manter a ordem.

https://p.dw.com/p/1Errh
Um dos feridos do baleamento no Hospital Provincial de LichingaFoto: Manuel David

Quatro dias depois do sangrento incidente na capital provincial do Niassa, onde agentes da PRM dispararam sobre cinco cidadãos durante confrontos com populares do bairro de Chiuaula, a polícia pronunciou-se, finalmente, sobre o assunto. Os cidadãos protestavam contra um caso de violência policial ocorrido na cidade, em que um polícia tinha baleado um cidadão por este não ter pago o imposto de bicicleta no valor de 30 Meticais (0,80 Euros).

Os populares não obedeceram às ordens da polícia, afirma PRM

Através do seu porta-voz Alfredo Fumo, o comando da PRM no Niassa afirmou esta segunda-feira (16.03.) que o cidadão baleado no pé pela polícia "não obedeceu às autoridades no momento das negociações".

[No title]

Alfredo Fumo afirma ainda que o polícia disparou por descuido: "Aconteceu este problema porque o tal cidadão desobedeceu. A polícia apenas quis proteger os funcionários que estavam a fazer o seu trabalho. Aquele indivíduo, para além de desobedecer, foi para cima do polícia! E aí aconteceu o drama: por qualquer erro, por qualquer falha, a arma disparou."

Cidadãos acusam: polícia disparou sem qualquer razão

O cidadão António Gabriel, que testemunhou os acontecimentos no local, contou à DW África outra versão, afirmando que o policia disparou contra o cidadão na sua plena consciência: "As pessoas já estavam a fugir, mas o polícia quis mesmo disparar."

Rathaus Lichinga
Edifício da Câmara Municipal de Lichinga, província do Niassa, norte de Moçambique.Foto: DW/Johannes Beck

Omar Abdala, a primeira vítima da ação policial, que ainda se encontra internado no Hospital Provincial de Lichinga, disse à DW que foi baleado por não possuir os 30 Meticais exigidos pelos agentes, para pagar o imposto da sua bicicleta.

"Polícias também foram feridos, quase perdiam a vida"

Alfredo Fumo, porta-voz o comando policial no Niassa, avança que, "para além dos cidadãos baleados, houve também vítimas da parte da polícia." De facto, três policias terão sofrido graves ferimentos, adianta o porta-voz da polícia: "O que aconteceu aos populares é de lamentar, mas também temos polícias gravemente feridos! Quase que perdiam a vida."

Polizei Mosambik
"Dia da Polícia" é festejado no dia 12 de novembro. Na foto: polícias apresentam-se durante uma cerimónia na cidade de Quelimane, em 2013.Foto: E. Valoi