1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Presidente angolano visita Alemanha em agosto

Lusa
20 de junho de 2018

O chefe de Estado angolano, João Lourenço, vai visitar a Alemanha entre 22 e 23 de agosto, depois das recentes deslocações que efetuou à França e à Bélgica, anunciou o embaixador alemão em Angola.

https://p.dw.com/p/2ztdW
João Lourenço esteve na Alemanha em 2014, quando era ministro da Defesa, e foi recebido pela homóloga Ursula von der LeyenFoto: picture alliance/dpa/R.Jensen

Rainer Müller foi recebido em audiência pelo chefe de Estado angolano, na terça-feira (19.06), encontro que serviu para abordar o programa de visita previsto para João Lourenço.

Em declarações à imprensa, o embaixador da Alemanha em Angola referiu que foi igualmente debatida a cooperação militar e económica entre os dois países.

"Parceiros estratégicos"

O diplomata alemão classificou como excelentes as relações entre os dois países, cujo volume de negócio ronda os 500 milhões de euros por ano, essencialmente com exportação de petróleo angolano ao país europeu.

"Somos parceiros estratégicos, temos uma comissão mista bilateral, que se reúne a cada dois anos", referiu Rainer Müller.

Segundo o embaixador, várias empresas alemãs estão implantadas em Angola e também investem e financiam projetos no país.

Em 2009, o antigo Presidente angolano deslocou-se à Alemanha e a em retribuição, a chanceler alemã, Angela Merkel, visitou Angola em 2011.