1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Presidente da AM de Sussundenga preso por roubar dinheiro

Bernardo Jequete (Manica)
18 de outubro de 2017

O roubo deixou os deputados da Assembleia Municipal sem seus ordenados por quatro meses. As investigações continuam sem desfecho.

https://p.dw.com/p/2m6eu
Mozambik, Stadt Sussudenga
Procuradoria Distrital de Sussundenga, em ManicaFoto: B.Jequete

Em Sussundenga, na província de Manica, o presidente da Assembleia Municipal, Jacob Muiambo, e o respetivo chefe da contabilidade estão detidos desde setembro, por envolvimento em roubo financeiro da ordem de mais de um milhão e oitocentos mil meticais, o correspondente a quase 25 mil euros.

Segundo o procurador distrital de Sussundenga, Remigy Guiamba, ainda há mais um funcionário do setor da tesouraria, suspeito de envolvimento no caso, que está a ser investigado. Remigy Guiamba assegurou que a auditoria em curso poderá divulgar mais intervenientes. "Existe uma auditoria que está a decorrer. Acredito, inclusive, que já esteja em fase conclusiva dentro do Conselho Municipal. Mas também decorrem outras acções visando a recuperação de activos, daquilo tudo que eles foram adquirindo com esses valores; pelo menos, daquele montante que já se apurou: um milhão e oitocentos mil meticais", informou o procurador.Ainda de acordo com Remigy Guiamba, a detenção dos indiciados vai acontecer na sequência dessa investigação, que teve início em agosto. "É no âmbito de um trabalho que a procuradoria vem desenvolvendo a investigação de desvio de fundos no Conselho Municipal. Encontramos lá algumas evidências. Se o presidente da Assembleia Municipal, Jacob Muiambo, estivesse em liberdade, ele poderia perturbar a instrução. Por isso, optamos por promover a detenção dele. O tribunal colaborou, e ele foi detido. Mas assim que recolhermos as evidências necessárias, o tribunal poderá restituir a sua liberdade", explicou Guiamba.

Mozambik, Remigy Guiamba, Bezirksstaatsanwalt
Procurador distrital do município de Sussundenga, Remigy GuiambaFoto: B.Jequete

Chimoio-Roubo nos cofres do município - MP3-Mono

Consequências do crime

O roubo nos cofres do município de Sussundenga deixou os deputados da Assembleia Municipal sem os seus ordenados. Palmira Chavier Francisco, deputada do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), disse que o município já esteve a dever quatro meses aos deputados. Entretanto, a informação apurada é de que três meses de salário já foram regularizados, faltando apenas o ordenado de setembro.

"Estávamos há quatro meses sem receber. Agora, eles pagaram os três meses devidos; só resta o salário de setembro. Eu disse a eles que, se não pagassem nossos subsídios, como opositora, levaria o caso ao tribunal administrativo. Caso contrário, não iríamos trabalhar. Se pensarmos em tudo que houve lá na assembleia...", falou a deputada do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) em entrevista à DW África.

A fim de tentar acabar com os casos de corrupção que acontecem na cidade, o procurador distrital de Sussundenga, Remigy Guiamba, fez um apelo aos gestores públicos. Ele disse que é preciso cultivar o espírito de saber gerir o erário público. "Isso vai fazer o país crescer e todos nós também vamos crescer", completou.