1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Presidente da Guiné-Bissau diz que não vai demitir Governo

Lusa | gs
19 de maio de 2017

"Se o Parlamento não der abertura para que o programa do Governo seja votado, então não derrubarei este Governo", afirmou José Mário Vaz num comício popular em Bissau, esta quinta-feira (18.05.).

https://p.dw.com/p/2dD2m
Foto: Getty Images/AFP/S. Kambou

O Presidente da República guineense quer que o plano de ação do Governo de Umaro Sissoco Embaló seja apreciado na Assembleia Nacional Popular.

"Abram o Parlamento para que se saiba quem tem a maioria", afirmou José Mário Vaz. O chefe de Estado garantiu que, com a sua presidência e com o atual Executivo, a Guiné-Bissau "vai para frente".

José Mário Vaz respondeu assim à comunidade internacional, que tinha apelado à nomeação de um novo Governo com um primeiro-ministro de consenso.

Guinea-Bissau Umaro Sissoco und José Mário Vaz
Primeiro-ministro Umaro Sissoco (dir.) e Presidente José Mário VazFoto: DW/B. Darame

Impasse continua

O Parlamento guineense está bloqueado há cerca de um ano. Na origem do impasse estão divergências entre os dois principais partidos, o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e o Partido da Renovação Social (PRS).

A Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) estipulou o dia 25 de maio como data limite para que os atores políticos guineenses cumpram com o Acordo de Conacri, sob pena de impôr sanções. 

No entendimento, firmado em Conacri, em outubro de 2016, os dirigentes políticos da Guiné-Bissau concordaram em nomear um primeiro-ministro de consenso, a definir, para liderar um novo Governo até ao final da legislatura. Mas a nomeação de Umaro Sissoco Embaló gerou forte contestação na classe política. O PAIGC exige a nomeação de Augusto Olivais para o cargo de primeiro-ministro.

Saltar a secção Mais sobre este tema