1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Presidente de Angola demite chefe da secreta

Nelson Sul D'Angola (Benguela)15 de novembro de 2013

Eduardo dos Santos exonerou Sebastião António Martins, na sequência do alegado assassinato de Alves Kamulingue e Isaías Cassule. Foram raptados em 2012, quando tentavam organizar uma manifestação anti-governamental.

https://p.dw.com/p/1AIYJ
Foto: dapd

Demitido esta sexta-feira, 15 de novembro, Sebastião José António Martins estava na chefia Serviço de Inteligência e de Segurança do Estado apenas desde 12 de outubro. Para o cargo, o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, nomeou o seu adjunto, Eduardo Otávio.

Embora não haja qualquer informação oficial, a recente decisão poderá indiciar uma ligação entre o presumível assassinato dos ex-militares, Alves Kamulingue e Isaías Cassule, e elementos daquela instituição do Estado, no parecer do ativista angolano Domingos Chipilika Eduardo.

"É uma situação muito delicada. Neste momento, o regime angolano está muito preocupado porque este facto pode vir a levantar suspeitas sobre outras mortes (...). É uma mácula muito grande, pelo que o regime vai ter algumas dificuldades em reabilitar-se dessa situação. Ainda que haja um processo criminal, ainda que os presumíveis autores sejam condenados, fica na História uma atitude reprovável a todos os níveis", condena Domingos Chipilika Eduardo.

De lembrar que a Procuradoria-Geral da República de Angola anunciou, na quarta-feira (13.11), a detenção de quatro pessoas, alegadamanete ligadas ao Serviço de Inteligência e de Segurança do Estado, por suspeita de sequestro e possível assassinato dos ativistas Cassule e Kamulingue

O desaparecimento dos dois ex-militares ocorreu quando preparavam uma manifestação em Luanda, em maio de 2012, para contestar alegados atrasos no pagamento de subsídios e pensões a um número indeterminado de antigos soldados, veteranos e antigos combatentes.

"Regime não olha a meios para atingir fins"

Mitglieder der ACA Angola
Os protestos são frequentemente reprimidos em Angola. Estes jovens foram perseguidos no Lubango por convocarem manifestaçãoFoto: DW/A. Vieira

Para o jornalista da Rádio Despertar, Horácio dos Reis, trata-se de "um caso gravíssimo". O caso "vem revelar, de uma vez por todas, a imagem real do regime que governa o nosso país, um regime sanguinário que não poupa meios nem os seus cidadãos quando se trata de salvaguardar os seus interesses", afirma o jornalista.

Horácio dos Reis é peremptório quanto às consequências do caso: "estamos diante de um caso que justifica a queda do governo", declara Horácio dos Reis.

Por isso, o jornalista angolano lança o apelo às autoridades: "a Presidência da República deve assumir as suas responsabilidades políticas e pronunciar-se publicamente, pedir desculpas ao povo angolano, em especial à família dos malogrados; e prometer a toda a nação que situações desse tipo não venham mais a acontecer no nosso país e que cidadãos que não partilhem as opiniões de quem esteja no poder não tenha as suas vidas sacrificadas".

Nito Alves
O menor Nito Alves esteve detido entre 12 de setembro e 8 de novembro, acusado de ultraje ao Presidente"Foto: Maka Angola

Já o analista Viriato Nelson classifica de ficção a demissão do chefe da secreta angolana: "isso é um cenário político que, na verdade, vai arrastar-se anos e anos e depois vai terminar como aquela novela bem estruturada que o acusado foi condenado à pena máxima e depois todo o povo ficou feliz".

Recorde-se que o desaparecimento de Cassule e Kamulingue esteve na base de várias manifestações na capital angolana, convocadas pelo autodenominado Movimento Revolucionário, mas sempre foram reprimidas pela polícia.

E mesmo depois do rapto, ex-miliatares saíram à rua, a 7 e a 20 de junho do ano transato, em manifestações não autorizadas, tendo sido a última dispersada com tiros para o ar e granadas de gás lacrimogéneo.

Presidente de Angola demite chefe da secreta