1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Quatro pessoas morrem em acidente com autocarro em Inhambane

9 de setembro de 2017

Em menos de uma semana, a província de Inhambane, no sul de Mocambique, voltou a registar mais um acidente de viação. Este sábado (09.09), quatro pessoas morreram e várias ficaram feridas. Três ainda estão internadas.

https://p.dw.com/p/2jdoo
Mosambik Inhambane - Autounfall
Autocarro da companhia MazengaFoto: DW/L. d. Conceição

O sinistro ocorreu por volta das seis horas da manhã deste sábado (09.09), na zona de Magumbe, distrito de Massinga, e envolveu um autocarro da companhia de transporte público "Mazenga" e uma pequena camioneta.

O autocarro deslocava-se da localidade de Hunguana, distrito de Massinga, e tinha como destino a cidade de Maputo. O motorista do mesmo tentou sem sucesso fazer uma ultrapassagem irregular, quando embateu-se com uma camioneta que vinha na direção contrária.

O motorista da camioneta, que teve a cabine completamente destruída, morreu no local. Outras três pessoas, entre passageiros do autocarro e da camioneta, também perderam a vida no acidente.

Mosambik Inhambane - Autounfall
Restos da camioneta acidentadaFoto: DW/L. d. Conceição

Em com contacto com a DW África, o comandante distrital da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Massinga, Jonas Feliciano, disse que as causas do acidente foram a ultrapassagem irregular, aliada ao excesso de velocidade.

"No local, perderam a vida quatro pessoas, cinco tiveram ferimentos graves e ligeiros sendo que três ainda continuam internadas no Hospital Distrital de Massinga", revelou.

Ainda segundo Feliciano, "dos quatro óbitos, três pessoas são de nacionalidade malawiana e um moçambicano".

Questionado sobre se os corpos dos estrangeiros serão transladados, o comandante distrital da PRM respondeu que "ainda é muito prematuro avançar sobre isso, porque ainda estamos a trabalhar no assunto junto com outras autoridades da Justiça. Só depois poderemos falar algo ao respeito".

Stélio Tembe, médico-chefe provincial em Inhambane, garantiu à DW África que as vítimas que deram entrada no Hospital Distrital de Massinga já estão foram de perigo, apenas três pessoas ainda continuam internadas.

"Alguns tiveram alta ainda hoje [sábado] e três estão sob cuidados médicos, mas já saíram do perigo e, ao longo da próxima semana, poderão ter alta - por isso que não serão transferidos para o Hospital Provincial de Inhambane", garantiu.

Mosambik Busunglück auf der N1 zwischen Maputo und Inhambane
Domingo passado, 12 pessoas perderam a vida em acidente na N1, entre Maputo e InhambaneFoto: DW/L. da Conceicao

À espera de solução
A DW África tentou sem sucesso ouvir o governador de Inhambane, Daniel Chapo. A porta-voz do Governo Provincial, Assissa Carimo, falou num programa radiofónico da imprensa local que mecanismos estão sendo estudados para travar o índice de acidentes de viação nesta região do sul de Moçambique.

"Estamos a pensar em estudar mecanismos de como reduzir os acidentes de viação ao nível da província, cada semana temos registado vários tipos de acidentes de aviação. Sendo que muitas famílias estão a ficar de luto", disse.

Antes do acidente que ocorreu no distrito de Zavala na semana passada, Carimo divulgou que 16 pessoas teriam perdido a vida por acidente de viação. Sendo assim, pelo menos 32 pessoas morreram em 13 acidentes de viação ao longo deste ano de 2017, em Inhambane.

A companhia "Mazenga", detentora do autocarro que se acidentou este sábado, teve um outro veículo envolvido num acidente que deixou 16 mortos no ano passado, ao longo da Estrada Nacional 1 (N1), quando saía de Vilankulo com destino a Maputo.

Recentemente, a DW publicou uma matéria sobre a falta de infraestrutura da EN1, principal rodovia do país. Entre as províncias de Inhambane e Zambézia, onde se concentrou a reportagem, muitos automobilistas alertaram para o risco de acidentes naquela estrada. Em 2015, o Governo prometeu reparos, mas até agora nada aconteceu.