1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Centro de acolhimento sobrelotado em Quelimane

20 de outubro de 2017

O Centro Aberto de Quelimane prevê o acolhimento de 100 idosos, no entanto, neste momento, alberga 500. Responsável da instituição pede ajuda de parceiros, principalmente, no fornecimento de comida.

https://p.dw.com/p/2mFOf
Idosos
Idosos aguardam o pequeno-almoço no Centro Aberto de QuelimaneFoto: DW/M. Mueia

Começou a funcionar há poucos meses, no entanto, o Centro Aberto de Quelimane, já não tem comida suficiente para alimentar os idosos e as crianças carenciadas que lá se encontram abrigadas.

Em entrevista à DW África, a delegada de Género e Ação social da Zambézia, Sebastiana Gemusse, explica que o centro foi erguido com o  objetivo de "reduzir o movimento de idosos nas ruas e a mendicidade”. No entanto, a capacidade do Centro prevê o acolhimento de 100 idosos, estando, neste momento, a albergar 500. E a tendência é aumentar. "Não os podemos dispensar”, afirma a mesma responsável, acrescentando que, antes da entrada em funcionamento desta instituição, "dezenas de crianças e idosos faziam-se às ruas para pedir esmola, principalmente às sextas-feiras”.

Sebastiana Gemusse
Sebastiana Gemusse, delegada de Género e Ação social da ZambéziaFoto: DW/M. Mueia

Na província da Zambézia, é comum os idosos serem rejeitados pelos familiares. Muitas vezes, são acusados de práticas de feitiçaria. Por isso, Sebastiana Gemusse afirma. "Se todos pudéssemos preparar a nossa velhice de maneira a que não tivéssemos que passar pela mendicidade seria muito bom. Parte dos beneficiários do Centro Aberto de Quelimane são portadores de deficiência visual e física”.

Falta de comida

Maria Mondlane
Maria Mondlane, responsável pelo Centro Aberto de QuelimaneFoto: DW/M. Mueia

Maria Mondlane é a responsável pelo Centro Aberto de Quelimane e confirma a escassez de meios, principalmente comida. "Temos servido papas e sopa. O chá não nos adianta muito porque o kit de chá é complicado. O mata-bicho intercalamos por semana”, conta Maria Mondlane, acrescentando que, neste momento, a instituição não está a conseguir fornecer o kit habitual, composto por arroz, feijão e farinha. Só temos arroz. Há necessidade de termos parceiros, porque damos só arroz sem o feijão para acompanhar”, afirma.

De acordo com esta responsável, para além do número de carenciados estar cinco vezes acima da capacidade do centro, faltam parceiros para apoiar na distribuição de produtos alimentares. Por semana, acrescenta, faltam grandes quantidades de alimentos. "500 kgs de feijão, de arroz e de farinha por semana podia-nos ajudar. A maioria dos idosos que vêm aqui vivem sozinhos nas suas casas. Temos mulheres chefes de família que não estão a trabalhar”, conclui.

Centro aberto-Quelimane/Idosos - MP3-Mono

Saltar a secção Mais sobre este tema