1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Reivindicação de medidas de ressocialização

Manuel Luamba (Luanda)15 de setembro de 2016

Recentemente entrou em vigor, em Angola, uma Lei de Amnistia, que prevê a libertação antecipada de milhares de reclusos. Para que a lei seja um sucesso, peritos exigem medidas concretas de ressocialização.

https://p.dw.com/p/1K3Ea
Foto: Fotolia/rudall30

A Lei de Amnistia, em vigor desde agosto de 2016, já colocou em liberdade centenas de reclusos. O diploma abrange detidos e condenados com penas até doze anos de prisão maior. Está prevista a libertação de mais de cinco mil condenados por prática de crimes comuns.

O diploma contempla a libertação de cidadãos nacionais ou estrangeiros que tenham cumprido a metade da pena. Abrange também todos os crimes militares com exceção dos dolosos que tenham sido cometidos com violência e que tenham resultado em morte.

Um dos cidadãos abrangidos pela amnistia é Bonga Mateus, que estava detido na comarca de Viana por ter furtado a viatura do seu patrão. Mateus disse à DW África estar arrependido pelo que fez. e saudou a Lei de Amnistia de que beneficiou: “É uma oportunidade que nos deram para poder enfrentar a liberdade. É só ter cautela e não seguir mais o mau caminho. É seguir um bom caminho, que pode nos levar em frente”.

Falta de acompanhamento dos reclusos

Uma das finalidades da prisão é garantir, quando possível, a reinserção social dos condenados após o cumprimento da pena. Mas em declarações a DW África, o sociólogo Carlos da Conceição disse que a falta de condições nas cadeias e a escassez de educadores sociais, inviabiliza o processo de ressocialização dos reclusos angolanos: “As infraestruturas são, à partida, deficitárias. Salvo algumas exceções, nas unidades prisionais não existem assistentes sociais, psicólogos e sociólogos que fazem o acompanhamento sistemático aos reclusos”. Para o sociólogo, a falta de condições “belisca o processo de ressocialização”.

Angola Luanda Soziologe Carlos da Conceição
O sociólogo Carlos da ConceiçãoFoto: DW/M. Luamba

Carlos da Conceição salienta que o processo de reinserção social deve começar durante a pena do recluso: “Ou seja, é na altura que o indivíduo entra para prisão que vai encontrar estes técnicos”. É um erro, conclui o perito, "tentar aplicar as medidas depois da libertação dos ex-reclusos”.

Urge recrutar especialistas

O especialista apela ao Estado para que seja realizado um concurso público de forma a recrutar especialistas que ajudem no processo de ressocialização do cidadão durante e depois do cumprimento da pena.

Cabe ao Estado criar as incontornáveis condições infraestruturais diz, e acrescenta: “Não me lembro ter havido um concurso público com caráter, por exemplo, de recrutar psicólogos, sociólogos ou assistentes sociais para trabalhar nas unidades penitenciárias”. O sociólogo lamenta a ausência de pessoal especializado, salientando que, neste momento:” Os que “cumprem” este papel são os próprios agentes das unidades penitenciárias”.

Angola Aktivisten mit Familien
Muitos dos jovens ativistas em liberdade provisória rejeitam a amnistiaFoto: DW/P. Borralho Ndomba

Por altura da promulgação da Lei de Amnistia, analistas internacionais e angolanos consideraram que na base da criação do diploma estiveram a crise económica e o caso dos 17 jovens ativistas condenados a longas penas de prisão. Estes acabaram por ser libertados por ordem do Supremo Tribunal de Angola, encontrando-se em liberdade provisória. Embora teoricamente abrangidos pela amnistia, esta é rejeitada por muitos de entre os ativistas, por considerarem que as condenações são injustas.

[No title]

Saltar a secção Mais sobre este tema