1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

"Segredos e Poder do Dinheiro" de Isabel dos Santos em livro

João Carlos (Lisboa)20 de março de 2015

Isabel dos Santos é a mulher mais rica e poderosa de Portugal, com investimentos em setores estratégicos da economia portuguesa. O jornalista Filipe Fernandes publicou agora um livro sobre a empresária angolana.

https://p.dw.com/p/1EufK
Foto: picture-alliance/dpa

Isabel dos Santos é dona de uma fortuna avaliada em três mil milhões de dólares, segundo a revista Forbes. A empresária angolana, filha mais velha do Presidente de Angola, fez investimentos em múltiplos setores estratégicos da economia portuguesa, centrados sobretudo a nível da banca, da energia e das telecomunicações. A revista norte-americana classificou-a como a primeira bilionária africana, mas sobre a sua vida e o seu império pouco se sabe, pela discrição com que trata os negócios e aparece em público.

A origem do dinheiro é uma das interrogações a que tenta responder Filipe S. Fernandes no seu recente livro sobre a empresária. Terá sido dos diamantes de Angola?

"Não há provas concludentes e evidentes de que o dinheiro tenha vindo daí", diz o jornalista. "Normalmente, nestas coisas, opto pela explicação mais simples e lógica: por exemplo, o facto de Isabel dos Santos ter acesso a uma licença de telecomunicações móveis para Angola é algo que, só por si, explica já alguma parte da fortuna. Não é preciso andar à procura de coisas muito escondidas, porque elas são evidentes. Obviamente que parte da sua fortuna se explica pela proximidade que ela tem ao poder de Angola. Mas também, verdade seja dita que, em qualquer país, quem estiver próximo do poder pode fazer melhores negócios."

Journalist Filipe Fernandes
Jornalista português Filipe FernandesFoto: DW/J. Carlos

Filipe Fernandes acrescenta uma outra nota importante, ao referir que o volume de negócios de Isabel dos Santos começa a aumentar a partir de 2002 após o casamento com Sindika Dokolo, empresário originário do Congo Democrático (RDC), considerado um dos maiores colecionadores de obras de arte africana contemporânea.

"Testa de ferro"?

Mas, até que ponto Isabel dos Santos foi favorecida por ser a filha do Presidente de Angola, no poder desde 1979? Ela atua a título individual ou é a "testa de ferro" dos negócios do pai?

"Essa é uma das coisas que Isabel dos Santos já contestou publicamente várias vezes, o facto de ser considerada a 'testa de ferro' do pai. Ela diz que só se representa a si própria", diz Filipe Fernandes, autor do livro "Isabel dos Santos - Segredos e Poder do Dinheiro", que chegou esta semana às livrarias em Portugal.

Isabel dos Santos (Buchcover)
Capa do livro "Isabel dos Santos - Segredos e Poder do Dinheiro"Foto: DW/J. Carlos

Ainda assim, o jornalista acredita que o facto de Isabel dos Santos ser filha do chefe de Estado angolano e fazer negócios em Angola terá certamente repercussões na sua vida empresarial. "Isso é inevitável", diz. Mas "se ela foi favorecida, foi-o como outros empresários foram favorecidos por estarem próximos do poder e terem acesso a determinados negócios, a que outros não têm. Esse é um dado objetivo e penso que incontestável."

Estratégia

O jornalista refere que os investimentos de Isabel dos Santos em Portugal, que fazem dela "a dona disto tudo" - como se diz atualmente em terras lusas - têm uma lógica empresarial, pelas ligações com empresas angolanas de peso, como é o caso da Sonangol.

Segundo Filipe Fernandes, a participação indireta de Isabel dos Santos na energética portuguesa Galp é estratégica: a "Galp é uma empresa que também poderá ser estratégica para a Sonangol. Poderá haver ali algumas sinergias no futuro."

Na área das telecomunicações, quando lançou a OPA à PT (Operação Pública de Aquisição da Portugal Telecom), a empresária angolana não projetava apenas uma eventual participação acionista no Brasil. Essa seria também uma estratégia para determinar o futuro da UNITEL, uma das suas empresas em Angola, de acordo com o jornalista.

Filipe Fernandes não acha, no entanto, que Isabel dos Santos tenha uma agenda política oculta para Angola, apesar do seu poder.

[No title]

O livro "Isabel dos Santos - Segredos e Poder do Dinheiro", que é lançado publicamente na próxima semana, procura dar respostas a uma série de outras perguntas. Através de pesquisas e cruzamentos de dados de várias fontes, o autor tenta contar a história desta empresária de sucesso, cujas ligações também se estendem à Suíça, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Saltar a secção Mais sobre este tema