1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Internet gratuita nos táxis de Lagos

Sam Olukoya / Manuel Ribeiro11 de setembro de 2015

O serviço de internet sem fios gratuito é fornecido pela Metro Taxi, empresa de táxis de Lagos que implementou o wi-fi em todas as suas viaturas para ajudar os clientes a suportar o trânsito caótico da cidade nigeriana.

https://p.dw.com/p/1GSPj
Foto: DW

Internet sem fios nos táxis de Lagos

O motor é iniciado no momento em que um novo cliente entra no seu táxi. A frase "Internet sem fios grátis", estampada com letras grandes na porta do seu veículo, procura cativar os clientes. A empresa fornece internet em todos os táxis para que os passageiros possam aceder ao serviço gratuitamente durante uma jornada que se pode tornar aborrecida no trânsito caótico da cidade nigeriana de Lagos.

Priscilla Ibe, chefe executiva da empresa Metro Taxi, explica que muitos dos clientes podem ficar presos no trânsito durante horas. Podem ter compromissos importantes ou e-mails para responder. Em vez de ficarem sentados no táxi sem nada para fazer, podem recorrer ao serviço de internet para ajudar a passar o tempo. O mesmo para os estudantes que podem entreter-se acedendo às suas contas das redes sociais. Há também a possibilidade de obter informações sobre o trânsito e ver notícias, entre outras coisas.

Still DW Beitrag Internetzugang in Metro Taxi Lagos
O serviço é fornecido pela empresa Metro TaxiFoto: DW

Numa cidade com estradas tão congestionadas como Lagos, é comum as pessoas passarem várias horas retidas no trânsito. Os passageiros da Metro-Taxi classificam este novo serviço de internet sem fios como um "alívio", pois permite ir adiantando algum trabalho enquanto aguardam dentro do carro.

"A internet permite-me manter em contacto com os meus clientes. Mantém-me ocupado", conta Charles Ofiah, cliente regular destes táxis. "Uma vez que ando sempre entre reuniões, estou constantemente em movimento e este serviço permite-me estar conectado", declara o consultor de tecnologias da informação. "É muito bom, tendo em conta que estou sempre em movimento a tentar cumprir horários. A internet é um dos serviços que atrai clientes", acrescenta.

Clientes mais satisfeitos

Atrair mais clientes significa mais negócio para os taxistas da Metro Taxi como Segun Bamgbose, que refere situações onde os clientes perdiam a paciência com os motoristas por causa dos engarrafamentos. Isso está a diminuir desde a implementação do wi-fi grátis dentro dos táxis.

"Agora como os passageiros estão entretidos com a internet não se preocupam tanto com o que se está a passar fora do carro", diz o motorista.

[No title]

"Muitas vezes perdíamos a concentração, com o stress dos clientes, mas agora eles estão mais confortáveis mesmo quando estão com pressa. Assim que ligo o wi-fi do táxi sentem-se mais relaxados. Já não temos clientes a queixarem-se para irmos mais rápido, para nos despacharmos", conta o taxista.

O serviço de internet sem fios gratuito nos táxis de Lagos é uma inovação bem-vinda para acalmar a frustração dos clientes quando ficam retidos no trânsito.