1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
SociedadeÁfrica do Sul

Tragédia em mina de platina na África do Sul

Lusa
28 de novembro de 2023

Acidente em mina na África do Sul, com queda de elevador, deixa 11 mortos e 75 feridos. Quatro moçambicanos entre os feridos graves. Empresa suspende operações e inicia investigação.

https://p.dw.com/p/4ZWz3
Poço 11 da mina Impala Platinum perto de Rustenburg, África do Sul.
Um elevador caiu repentinamente cerca de 200 metros (656 pés) enquanto transportava trabalhadores para a superfície em uma mina de platina na África do Sul, matando 11 pessoas e ferindo 75.Foto: Implats via AP/picture alliance

Pelo menos 11 pessoas perderam a vida e outras 75 ficaram gravemente feridas em um trágico acidente ocorrido ontem em uma mina de platina na cidade de Rustenburg, na província Noroeste da África do Sul. A informação foi confirmada nesta terça-feira (28.11) pela Impala Platinum, empresa responsável pela exploração.

O acidente aconteceu durante o transporte de funcionários do poço 11 à superfície, no final do turno de segunda-feira, 27 de novembro de 2023. Segundo comunicado da empresa divulgado na rede social X, o transportador começou a descer inesperadamente às 16h54 (hora local), antes de parar quando seu contrapeso ficou preso.

Entre os 75 feridos, quatro são moçambicanos, informou um porta-voz da mineradora. "Não há vítimas mortais de Moçambique. Quatro pessoas ficaram feridas e estão hospitalizadas, são moçambicanos", afirmou Tumelo Nkisi à Lusa.

"A operação de resgate na mina foi concluída e os 86 funcionários foram localizados. Os feridos foram transferidos e estão recebendo tratamento em quatro hospitais da região", informou a empresa no comunicado.

O acidente ocorreu na cidade de Rustenburg, na província Noroeste da África do Sul.

Investigação é instaurada

Todas as operações na exploração mineira foram suspensas nesta terça-feira, enquanto uma investigação é instaurada para esclarecer as causas do acidente.

Nico Muller, diretor-executivo da Impala Platinum, expressou profundo pesar pela tragédia, declarando: "Este é o dia mais sombrio da história da Implats, e nossos corações estão tristes pelas vidas perdidas e pelos indivíduos afetados por este acidente devastador. A Implats está a ooferecendo apoio às famílias e colegas dos mortos no cumprimento do dever."

O elevador envolvido no acidente despencou no subsolo do poço 11 da Impala Platinum Holdings Limited. A empresa abriu um inquérito para investigar as causas do incidente e suspendeu imediatamente todas as operações de mineração na região.

A Implats é uma das principais produtoras mundiais de platina, empregando mais de 66.000 pessoas na África do Sul, conforme o relatório financeiro anual de 2023 divulgado em junho. Além da Impala Rustenburg, a empresa é proprietária de mais quatro minas no país, com operações também no Zimbabué e no Canadá.

África do Sul: De drenagem ácida de minas a água potável